A INTERDISCIPLINARIDADE COMO UM MOVIMENTO ARTICULADOR NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE CURSO TÉCNICO COM HABILITAÇÃO EM EDIFICAÇÕES
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22605 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 185 "inscrito_id" => 1024 "titulo" => "A INTERDISCIPLINARIDADE COMO UM MOVIMENTO ARTICULADOR NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE CURSO TÉCNICO COM HABILITAÇÃO EM EDIFICAÇÕES" "resumo" => "Os conceitos e aplicabilidades da óptica são abordagens encontradas na grade curricular dos cursos técnicos e superiores voltados para a formação de profissionais da indústria da construção civil. A necessidade de aprofundamento do conhecimento desse conteúdo talvez já tenha sido observada, mas não levada a fundo, fazendo com que profissionais da área desconheçam as consequências do não conhecimento do mesmo. Tal necessidade de conhecimento passou a ser mais bem observada, gerando essa pesquisa com uma equipe de professores do IFSertão-PE Campus Salgueiro, a partir de uma notícia sobre um acidente que causou derretimento em parte da estrutura metálica de um automóvel, devido a reflexão da luz por um edifício projetado em modelo de um espelho esférico. O projeto consistiu em relacionar conceitos da Óptica Geométrica em maquetes de edifícios que foram executadas pelos alunos do curso Técnico de Edificações, seccionados em quatro grupos. O grupo 1 teve a tarefa de construir um prédio de fachada transparente, o grupo 2 com fachada em espelho plano, o grupo 3 produziu uma estrutura com fachada espelhada na forma côncava e o grupo 4 ficou com a fachada espelhada no modelo convexo. O projeto proporcionou que a teoria se tornasse prática, uma vez que o tema (Óptica Geométrica) é pouco abordado na área de Edificações, porém muito utilizado pelos profissionais da área. Como resultado do trabalho, os alunos puderam perceber que a estética de um edifício e a falta de conhecimento técnico que trabalha com sua estruturação podem resultar em consequências inesperadas e até indesejadas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-04 - DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO EDUCACIONAL" "palavra_chave" => "INTERDISCIPLINARIDADE, ENSINO-APRENDIZAGEM, ÓPTICA GEOMÉTRICA, EDIFICAÇÕES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA4_ID1024_31082016232111.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO VICTOR DA CUNHA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "J. VICTOR" "autor_email" => "joaovictorwo@gmail.com" "autor_ies" => "IFPB CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22605 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 185 "inscrito_id" => 1024 "titulo" => "A INTERDISCIPLINARIDADE COMO UM MOVIMENTO ARTICULADOR NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE CURSO TÉCNICO COM HABILITAÇÃO EM EDIFICAÇÕES" "resumo" => "Os conceitos e aplicabilidades da óptica são abordagens encontradas na grade curricular dos cursos técnicos e superiores voltados para a formação de profissionais da indústria da construção civil. A necessidade de aprofundamento do conhecimento desse conteúdo talvez já tenha sido observada, mas não levada a fundo, fazendo com que profissionais da área desconheçam as consequências do não conhecimento do mesmo. Tal necessidade de conhecimento passou a ser mais bem observada, gerando essa pesquisa com uma equipe de professores do IFSertão-PE Campus Salgueiro, a partir de uma notícia sobre um acidente que causou derretimento em parte da estrutura metálica de um automóvel, devido a reflexão da luz por um edifício projetado em modelo de um espelho esférico. O projeto consistiu em relacionar conceitos da Óptica Geométrica em maquetes de edifícios que foram executadas pelos alunos do curso Técnico de Edificações, seccionados em quatro grupos. O grupo 1 teve a tarefa de construir um prédio de fachada transparente, o grupo 2 com fachada em espelho plano, o grupo 3 produziu uma estrutura com fachada espelhada na forma côncava e o grupo 4 ficou com a fachada espelhada no modelo convexo. O projeto proporcionou que a teoria se tornasse prática, uma vez que o tema (Óptica Geométrica) é pouco abordado na área de Edificações, porém muito utilizado pelos profissionais da área. Como resultado do trabalho, os alunos puderam perceber que a estética de um edifício e a falta de conhecimento técnico que trabalha com sua estruturação podem resultar em consequências inesperadas e até indesejadas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-04 - DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO EDUCACIONAL" "palavra_chave" => "INTERDISCIPLINARIDADE, ENSINO-APRENDIZAGEM, ÓPTICA GEOMÉTRICA, EDIFICAÇÕES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA4_ID1024_31082016232111.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO VICTOR DA CUNHA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "J. VICTOR" "autor_email" => "joaovictorwo@gmail.com" "autor_ies" => "IFPB CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }