As brincadeiras tradicionais utilizadas de forma adequada como recurso pedagógico poderão contribuir para o processo de aprendizagem das crianças na escola, especialmente na educação infantil, pois estes recursos neste contexto retém o interesse da criança possibilitando assim, o seu desenvolvimento global de habilidades necessárias para processo educativo. A escola principalmente a educação infantil desempenha um papel importantíssimo no crescimento humano e social, no qual deve ter como finalidade o desenvolvimento integral da criança em todos os seus aspectos, motor, cognitivo, afetivo e social. Portanto uma criança que não obtiver uma educação infantil de qualidade será um adulto sem criatividade e meios de enfrentar e solucionar problemas encontrados. Nesse sentido as brincadeiras se tornam um instrumento indispensável na aprendizagem, no desenvolvimento e na vida da criança. Desse modo o professor deve ser atuante e dinâmico, deve ter consciência da importância do brincar para o desenvolvimento da criança, sendo que este deve criar situações que propicie e incentive o aprendizado do docente. Notamos que as brincadeiras enriquecem o processo de aprender e auxilia as crianças nas situações abstratos e formais tornando as aulas mais atraentes, dinâmicas e prazerosas. O ambiente da escola de educação infantil precisa ser bem amplo e organizado, como também facilmente identificáveis, pois a escola deve ser considerada como um espaço de convivência, no qual a criança possa se sentir confiante e segura as brincadeiras tradicionais e a educação física andam de mãos dadas. O presente artigo tem como objetivo analisar como as brincadeiras tradicionais se torna um instrumento facilitador no processo de ensino aprendizagem na educação infantil, como também a importância da modalidade de ensino a educação infantil para formação de cidadãos críticos e conscientes.