O presente artigo surgiu na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Ponta Porã, na disciplina Escola, Cultura e Currículo, com o intuito de dialogarmos e analisarmos o pensar e o fazer (teoria e prática) que envolvem a organização curricular e as questões que perpassam o contexto escolar. A partir de observações e diálogos concernentes ao currículo da educação básica, mais especificamente à organização dos Parâmetros Curriculares Nacionais - questões referentes à Pluralidade, desenvolvem-se e ampliam-se reflexões sob a ótica da escola da fronteira. Destacamos como ponto inicial de nossas inquietações o espaço da academia, permeado por leituras e discussões voltadas à organização curricular e ao processo de ensino-aprendizagem promovido dentro dos espaços educativos, em especial, nas escolas da fronteira entre Ponta Porã- BR e Pedro Juan Caballero - PY. Em seguida, delineamos um caminho de aprendizagem colaborativa suscitando a construção de conhecimento, desde o momento em que abordamos os Parâmetros Nacionais Curriculares (PCN) com foco na pluralidade cultural, já que fazemos parte de uma realidade fronteiriça, em nossos momentos de estudos internos, até o segundo momento em que vamos ao campo empírico para observar como nossas discussões, inquietações e aprendizagens se consolidam no ‘chão da escola’, verificando assim, a relevância de nossas discussões e a necessária interlocução de saberes e a possível melhoria em determinadas práticas pedagógicas.