Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

A INCORPORAÇÃO DO ENSINO DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL NO CURRÍCULO DO ENSINO BÁSICO COMO INSTRUMENTO PARA PROMOÇÃO DA INCLUSÃO SOCIAL: UMA ANÁLISE DO PROJETO DO SENADO Nº 70 DE 2015

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, CURRÍCULO, PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 70 DE 2015 Comunicação Oral (CO) GT-03 - CURRÍCULO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA
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Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

A educação é um dos mecanismos fundamentais para a transformação dos mais variados problemas presentes em nosso contexto social. A formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres é extremamente necessária, pois quanto maior for o conhecimento de certos instrumentos previstos na vigente Constituição Federal, menor será o campo da injustiça social. Ademais, o Direito se apresenta como um norte nas relações sociais à medida que ao longo da historia vem contribuindo para as transformações e conquistas da humanidade. Destacamos que na história da educação, perdura um forte liame entre o controle da sociedade, a estrutura e a complexidade dos currículos. Nesse sentido, a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 – texto de caráter político, jurídico e social representa o substrato da nossa sociedade brasileira, a partir da reunião sistemática e racional de direitos e deveres. Assim, o projeto de lei do senado nº 70 de 2015 propõe alterar a Lei nº 9.394 de 1996 – Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para dispor sobre uma nova construção dos currículos da educação básica. Isto posto, esse artigo se propõe a analisar as relações entre a inclusão social advinda da implementação do ensino sobre a Constituição Federal no currículo do ensino básico. Inicialmente será analisado as relações de controle social advinda dos currículos. Logo após, será realizada a explanação do projeto de lei do senado nº 70 de 2015, no se refere a implementação da Constituição Federal como disciplina do ensino básico. Para tanto, utilizamos como metodologia o levantamento bibliográfico, a análise de conteúdo da doutrina, com fulcro na legislação nacional, adotando um raciocínio dedutivo e uma perspectiva interdisciplinar, em razão da interface entre Direito e Educação. Por fim, nos filiamos ao pensamento de que a incorporação do ensino da Constituição Federal no currículo do ensino básico é um relevante instrumento para promoção da verdadeira inclusão e a justiça social. Assim, seria notoriamente relevante a materialização do projeto do senado nº 70 de 2015 que propõe a introdução de noções básicas de direito Constitucional no currículo do ensino regular.

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