PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS: RELATO DE EXPEIÊNCIA COM O GÊNERO CONVITE JUNTO A ALUNOS DA EDAC
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 23213 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 585 "inscrito_id" => 2535 "titulo" => "PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS: RELATO DE EXPEIÊNCIA COM O GÊNERO CONVITE JUNTO A ALUNOS DA EDAC" "resumo" => "O presente artigo traz reflexões sobre o ensino de língua portuguesa para alunos surdos, a partir de um relato de experiência de um trabalho com o gênero bilhete desenvolvido em uma turma de 8º ano da Escola de Audiocomunicação Demóstenes Cunha Lima – EDAC. Este trabalho traz um breve contexto histórico, filosófico e cultual da educação dos surdos, reflexões sobre o processo de Ensino/aprendizagem do português como segunda língua para alunos surdos e, por fim, a socialização da experiência com o gênero convite junto aos alunos da EDAC. Defendendo a proposta filosófica que norteia a educação bilíngue para surdos, o presente estudo vem ratificar a ideia de que as dificuldades apresentadas pelos alunos surdos no que diz respeito à aquisição da língua portuguesa resultam, na maioria dos casos, de práticas pedagógicas distorcidas, que desconsideram as peculiaridades linguísticas dos alunos surdos. Sendo assim, o professor precisa ter clareza de que a língua natural dos surdos, a Libras, é diferente da língua portuguesa, sendo uma de modalidade espacial-visual e a outra oral-auditiva. Portanto, essas duas línguas apresentam estruturas diferentes. Nessa perspectiva, desenvolveu-se o trabalho com o gênero bilhete na EDAC e dessa experiência resultou a convicção de que se os surdos compreenderem os textos sociais a partir de sua língua ficará mais fácil a construção de uma segunda língua e aumentarão as possibilidades da alfabetização em português. Além disso, foi possível observar a necessidade de nortear o ensino da língua portuguesa de forma contextualizada, a partir dos gêneros textuais que circulam na sociedade e não através de palavras ou frases isoladas, levando em consideração a realidade e as necessidades sócio comunicativas dos sujeitos surdos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-07 - EDUCAÇÃO DE SURDOS" "palavra_chave" => "SURDO, PORTUGUÊS, CONVITE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA7_ID2535_12102016055243.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELAINE DA SILVA REIS" "autor_nome_curto" => "ELAINE REIS" "autor_email" => "elainereis1406@gmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 23213 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 585 "inscrito_id" => 2535 "titulo" => "PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS: RELATO DE EXPEIÊNCIA COM O GÊNERO CONVITE JUNTO A ALUNOS DA EDAC" "resumo" => "O presente artigo traz reflexões sobre o ensino de língua portuguesa para alunos surdos, a partir de um relato de experiência de um trabalho com o gênero bilhete desenvolvido em uma turma de 8º ano da Escola de Audiocomunicação Demóstenes Cunha Lima – EDAC. Este trabalho traz um breve contexto histórico, filosófico e cultual da educação dos surdos, reflexões sobre o processo de Ensino/aprendizagem do português como segunda língua para alunos surdos e, por fim, a socialização da experiência com o gênero convite junto aos alunos da EDAC. Defendendo a proposta filosófica que norteia a educação bilíngue para surdos, o presente estudo vem ratificar a ideia de que as dificuldades apresentadas pelos alunos surdos no que diz respeito à aquisição da língua portuguesa resultam, na maioria dos casos, de práticas pedagógicas distorcidas, que desconsideram as peculiaridades linguísticas dos alunos surdos. Sendo assim, o professor precisa ter clareza de que a língua natural dos surdos, a Libras, é diferente da língua portuguesa, sendo uma de modalidade espacial-visual e a outra oral-auditiva. Portanto, essas duas línguas apresentam estruturas diferentes. Nessa perspectiva, desenvolveu-se o trabalho com o gênero bilhete na EDAC e dessa experiência resultou a convicção de que se os surdos compreenderem os textos sociais a partir de sua língua ficará mais fácil a construção de uma segunda língua e aumentarão as possibilidades da alfabetização em português. Além disso, foi possível observar a necessidade de nortear o ensino da língua portuguesa de forma contextualizada, a partir dos gêneros textuais que circulam na sociedade e não através de palavras ou frases isoladas, levando em consideração a realidade e as necessidades sócio comunicativas dos sujeitos surdos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-07 - EDUCAÇÃO DE SURDOS" "palavra_chave" => "SURDO, PORTUGUÊS, CONVITE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA7_ID2535_12102016055243.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELAINE DA SILVA REIS" "autor_nome_curto" => "ELAINE REIS" "autor_email" => "elainereis1406@gmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }