O artigo apresenta dados de uma pesquisa realizada no Município de João Pessoa (PB), e tem como objetivo analisar uma proposta de diagnóstico psicopedagógico interdisciplinar, para identificar o grau de deficiência intelectual em uma criança de seis anos, que frequenta uma Escola de Educação Infantil do município. A questão norteadora da pesquisa foi a seguinte: como elaborar técnicas projetivas e sessões lúdicas que contribuam para realizar o diagnóstico das crianças, no sentido de poder detectar o grau de deficiência de modo a poder auxiliar no planejamento de conteúdos aos professores? Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso. O método aplicado foi o descritivo. No que diz respeito aos sujeitos, a pesquisa foi aplicada a uma criança que frequentava a Turma Infantil IV (de seis anos de idade) de uma escola particular mantida por uma fundação nacional, e sua respectiva mãe. A pesquisa conclui que a proposta de diagnóstico psicopedagógico mostrou-se altamente confiável para auferir o grau de deficiência da criança, assim como também para identificar suas potencialidades e principais dificuldades. No entanto, é preocupante que o trabalho de realização do diagnóstico psicopedagógico não tenha sido valorizado pela Direção da escola, pois ao não liberar a professora da Turma onde estudava a criança para ouvir as principais considerações relevantes para o desenvolvimento que o relatório apresentava. Para poder garantir a inclusão educacional das crianças deficientes, é necessário garantir o direito à educação das crianças na perspectiva de poder efetivar uma proposta educacional de qualidade, socialmente referenciada.
PALAVRAS-CHAVE: Educação Infantil; Inclusão Educacional; Crianças Deficientes.