O presente artigo busca compartilhar com educadores, professores, pesquisadores da área educacional e comunidade acadêmica em geral, algumas experiências didáticas e pedagógicas obtidas no decorrer das atividades do projeto Geografia Interdisciplinar: protagonismo estudantil e preparação para o ENEM 2015 na EEEFM Prof. Antônio Oliveira, no ano de 2015; trata-se de um projeto de trabalho executado na disciplina de Geografia em turmas de segundos e terceiros anos do ensino médio regular diurno, no qual foram trabalhadas diversas habilidades e competências das áreas 04 e 06 da matriz de referência para ciências humanas e suas tecnologias do edital de 2015 do ENEM. O objetivo geral foi promover situações de ensino e aprendizagem interdisciplinares buscando exercitar o protagonismo estudantil e o desenvolvimento das referidas habilidades e competências para o ENEM 2015. Utilizando metodologias cooperativas, o trabalho seguiu essencialmente quatro etapas: na primeira, apresentação dos aspectos teóricos e metodológicos e os respectivos temas dos seminários e simulados, na segunda e terceira, orientação e prática dos procedimentos planejados (áreas 04 e 06), e na quarta, realização de simulados/avaliação. Ficou evidente um maior interesse dos participantes pelo processo de construção do conhecimento que ocorreu de forma contínua e dialogada, bem como a melhoria progressiva no nível das apresentações e nos simulados. Outro benefício foi o despertar de um novo compromisso com a escola, pois ao sair da passividade os educandos desenvolveram atividades bastante satisfatórias. Ao promover a escola como um espaço cidadão de construção de saberes, obtivemos uma nova experiência de aprendizado e uma “melhor” preparação para o ENEM 2015.