Este artigo tem o objetivo de refletir sobre a necessidade de formação continuada de professores para atuar no atendimento a alunos com necessidades educacionais especiais, em salas de aulas regulares,considerando que esta tem sido uma das questões mais discutida nas últimas décadas, tendo em vista as novas exigências impostas pela educação inclusiva. Partindo do entendimento de que incluir é mais do que inserir o aluno na escola, mas proporcionar-lhe um processo formativo centrado na valorização das diferenças e na construção da autonomia e do senso crítico, colocamos como questão de pesquisa: de que forma a escola, na pessoa do professor, encontra-se preparada para receber esse público especial? Para a realização do estudo, a metodologia eleita foi a pesquisa bibliográfica. Nesse sentido, foram realizadas leituras textos acadêmicos que tratam sobre essa questão, a exemplo de autores como: Belleboni (2004), Skliar (2006), Costa (2010), Vygotsky(2006), Oliveira (2009) Alarcão (2001), além da leitura atenta do que determina os Parâmetros Curriculares Nacionais para Ensino de alunos com necessidades especiais. Este trabalho aponta para a necessidade de os professores estarem envolvidos nas mudanças educacionais e buscarem a formação que possa contribuir para uma mudança significativa dentro da sala de aula, considerando o aluno como um ser que precisa atuar de forma crítica dentro da sociedade.