O presente trabalho elege como objetivo geral: pesquisar as questões de gênero na Educação Infantil – EI em uma escola pública na cidade de Parnaíba-PI. Enquanto que os específicos são: perceber os dilemas que reverberam na escola, que legitimam espaço de atuação para mulheres e homens e analisar as práticas dos educadores no que tange as questões aceitáveis à meninas e meninos no espaço escolar. Para fomentar as discursões utilizou-se Freire (2011), Gadotti (2000), Louro (1997), Scott (1989), entre outros. Além disso, no percurso metodológico optou-se por pela estratégia observação participante. Espera-se com este artigo, problematizar as categorias de gênero, prática docente e Educação Infantil, com a finalidade de que a escola consiga protagonizar os diversos sujeitos/ identidade que acessam este espaço formativo. Dando possibilidades de uma igualdade efetiva entre professores e professoras, nesse trabalho partimos do pressuposto que não existe um gênero mais importante que o outro ou que consiga desenvolver um trabalho mais efetivo dentro das séries iniciais, pois a grande questão são as competências e habilidades que cada um desses profissionais possui e propõe na desenvoltura de suas práticas frente aos desafios da aprendizagem e ensino das crianças, por fim, com esta pesquisa também se percebeu a relevância de se discutir gênero dentro da educação, apesar desta proposta ter sido retirada do Plano Nacional de Educação - PNE, e de alguns planos municipais, isto inclui o município de Parnaíba, apesar disso, cada instituição de ensino possui autonomia para discutir e implementar estratégias de enfrentamento as desigualdades tanto no contexto das relações entre professores como no que é ensinado aos educandos, esses que apesar da pouca idade, já compreendem e reproduzem as segregações no tocante as interações entre meninos e meninas, sobretudo dentro da escola.