Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

JOGOS DIGITAIS ADAPTADOS PARA OS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: ESTUDO DAS HABILIDADES COGNITIVAS NO DOSVOX

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Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

A escola atual vive em uma perspectiva inclusiva, onde ela tem que se adequar às necessidades de todos os alunos, sejam eles pessoas com deficiência ou não. As necessidades de cada um de nós vão além das necessidades básicas, precisamos também de diversão, laser e uma oferta de ensino que vai além da oferecida tradicionalmente. A pessoa com deficiência visual necessita de alternativas para o processo de ensino-aprendizagem e o jogo é uma excelente alternativa. Dentro da infinidade de tipos de jogos que encontramos, o jogo digital é o que mais ascendeu nos últimos anos, principalmente entre os jovens. Hoje vários jogos digitais foram adaptados e novos jogos digitais adaptados foram criados para que a pessoa com deficiência visual possa utilizar essa ferramenta lúdica. O jogo digital adaptado para a pessoa com deficiência visual faz uso de algumas habilidades existentes na pessoa. A pesquisa consiste no estudo da interação entre o aluno e os jogos digitais adaptados presentes no sistema Dosvox e no programa Jogavox. As habilidades cognitivas como a memória, a atenção e a tomada de decisão serão exploradas como objetivos do estudo, bem como as dificuldades de utilização do jogo digital pela pessoa com deficiência visual. Como instrumentos de pesquisa utilizamos a entrevista semiestruturada, o diário de bordo e gravações da tela do computador e dos rostos dos participantes da pesquisa. As informações coletadas foram agrupadas e organizadas em categorias. Como resultados parciais identificamos as dificuldades de utilização dos jogos digitais e a relação desse tipo de jogo com a memória e a atenção da pessoa com deficiência visual. O jogo digital é uma excelente ferramenta para incentivar o aprendizado e a estimular o desenvolvimento das habilidades cognitivas.

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