Este artigo tem como objetivo principal a temática educação inclusiva, em destaque, a formação de professores frente aos novos avanços e mudanças educacionais, onde no primeiro momento abordamos o papel do professor na sala de aula regular direcionada as crianças com necessidades educacionais especiais e em seguida as metas de ensino-aprendizagem diante dos novos avanços. Considerando que os espaços escolares estão a cada dia em processo de mudança, no que diz respeito à educação inclusiva, ainda, tem sido pouco vivenciado nas escolas atuais. Por essa razão, o desígnio desse trabalho é direcionado a necessidade de mais conhecimento e explicações para questionamentos sobre a formação docente e a prática pedagógica inclusiva. Pois, mesmo com experiência pedagógica vivida não é suficiente para lutar por uma educação inclusiva de qualidade e o professor está cada dia mais inserido em tais problemáticas, já que os avanços e as mudanças educacionais a cada dia ganha uma nova forma e/ou delineamento. Deste modo, o trabalho resultou-se em um estudo de campo com embasamento teórico que se encontra estruturado em capítulos que introduzem e sistematizam a temática a partir da necessidade de discutir e proporcionar um melhor conhecimento acerca da educação inclusiva tendo como centralidade os fundamentos que ampara a inclusão das pessoas com necessidades educacionais especiais no ensino regular. Diante dessa concepção, embasaremos em teorias como: Mantoan (2004), Martins (2006), Milter (2003), Silva (2003), Gonzalez (2002), Vygotsky (1987), dentre outros, que ressaltam o direito de uma educação de qualidade ao aluno considerado especial na modalidade regular de ensino.