FORMAÇÃO CONTINUADA ATRAVÉS DOS DIÁRIOS DE CLASSE: LUGARES DE MEMÓRIA, FORMAÇÃO E INCLUSÃO DE DISCENTES SURDOS
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22956 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 978 "inscrito_id" => 4046 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA ATRAVÉS DOS DIÁRIOS DE CLASSE: LUGARES DE MEMÓRIA, FORMAÇÃO E INCLUSÃO DE DISCENTES SURDOS" "resumo" => "O diário de aula, de professores de alunos com surdez, como lugar da memória das marcas do vivido, do aprendido, do ensinado, de suas dúvidas, das tensões, das emoções, das barreiras e da possibilidade de intervenção. Este recurso é entendido como uma espécie de negociação em três faixas: eu narrador, eu narrado e a realidade, constitutivas de discurso construído no processo de interação social entre alunos e professores (ZABALZA, 2004). O objetivo é instigar a busca pela formação continuada na perspectiva da inclusão de pessoas com deficiência através das reflexões sobre o que dizem nossos diários de classe, nossos cadernos purgativos sobre limites e dificuldades vivenciadas em sala de aula e a (auto) formação. Utilizaremos as narrativas escritas em diário de classe dos procedimentos utilizados para adequação para discentes surdos, a leitura (auto) reflexiva e desenvolvimento de adequações. Confirma as possibilidades simbólicas e buscas metodologias possíveis para o acesso e permanência, com qualidade, dos sujeitos escolares com deficiências, bem como um lugar para um repensar da formação inicial com vistas à formação continuada. Como processos de aprendizagem, e formação. Os diários de classe são importantes lugares para um repensar da prática docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-07 - EDUCAÇÃO DE SURDOS" "palavra_chave" => "DIÁRIO DE CLASSE, PRÁTICA PEDAGÓGICA, INTERAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA7_ID4046_23102016210303.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA LÚCIA OLIVEIRA AGUIAR" "autor_nome_curto" => "ANA LÚCIA" "autor_email" => "oliveiraaguiarpetro@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22956 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 978 "inscrito_id" => 4046 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA ATRAVÉS DOS DIÁRIOS DE CLASSE: LUGARES DE MEMÓRIA, FORMAÇÃO E INCLUSÃO DE DISCENTES SURDOS" "resumo" => "O diário de aula, de professores de alunos com surdez, como lugar da memória das marcas do vivido, do aprendido, do ensinado, de suas dúvidas, das tensões, das emoções, das barreiras e da possibilidade de intervenção. Este recurso é entendido como uma espécie de negociação em três faixas: eu narrador, eu narrado e a realidade, constitutivas de discurso construído no processo de interação social entre alunos e professores (ZABALZA, 2004). O objetivo é instigar a busca pela formação continuada na perspectiva da inclusão de pessoas com deficiência através das reflexões sobre o que dizem nossos diários de classe, nossos cadernos purgativos sobre limites e dificuldades vivenciadas em sala de aula e a (auto) formação. Utilizaremos as narrativas escritas em diário de classe dos procedimentos utilizados para adequação para discentes surdos, a leitura (auto) reflexiva e desenvolvimento de adequações. Confirma as possibilidades simbólicas e buscas metodologias possíveis para o acesso e permanência, com qualidade, dos sujeitos escolares com deficiências, bem como um lugar para um repensar da formação inicial com vistas à formação continuada. Como processos de aprendizagem, e formação. Os diários de classe são importantes lugares para um repensar da prática docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-07 - EDUCAÇÃO DE SURDOS" "palavra_chave" => "DIÁRIO DE CLASSE, PRÁTICA PEDAGÓGICA, INTERAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA7_ID4046_23102016210303.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA LÚCIA OLIVEIRA AGUIAR" "autor_nome_curto" => "ANA LÚCIA" "autor_email" => "oliveiraaguiarpetro@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }