PERSPECTIVAS E MOTIVAÇÕES DE ALUNOS DE LICENCIATURA EM QUIMICA
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22477 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 837 "inscrito_id" => 3460 "titulo" => "PERSPECTIVAS E MOTIVAÇÕES DE ALUNOS DE LICENCIATURA EM QUIMICA" "resumo" => "Esta pesquisa relata à motivação e expectativa dos alunos iniciantes e concluintes do curso de licenciatura em química da Universidade Estadual da Paraíba quanto à formação a acadêmica escolhida por cada. Sabe-se que inúmeros são os motivos que dificultam a arte de ensinar e muitos são os obstáculos encontrados nas práticas de ensino e aprendizagem. Onde, não basta apenas saber do conteúdo e práticas pedagógicas, a ação pedagógica, o saber passar é muito mais complexo. Diante destes fatos, esta pesquisa teve como objetivo avaliar os estudantes iniciantes e concluintes do curso de Licenciatura Plena em Química da Universidade Estadual da Paraíba quanto a sua motivação pela carreira docente. Tratando-se de uma pesquisa qualitativa, foram consultados 63 estudantes de graduação, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário. Com o resultado, observou-se que, uma parte significativa dos alunos escolheu o curso por afinidade a matéria e/ou inspiração de professores durante o ensino médio. Sendo identificado também que a maior dificuldade apresentada por eles é a metodologia de ensino adotada por alguns professores, o que dificulta o entendimento dos conteúdos abordados em sala de aula. Outro destaque para esta questão é a falta de equipamentos para aulas práticas, surgindo uma discrepância da teoria com a prática de ensino. Com isso, pode ser dito que os graduandos de licenciatura em Química destacaram que tem uma expectativa de se tornar professores a nível médio e/ou prosseguir com a carreira docente em nível superior, ou seja, fazer uma pós-graduação. E que, para os estudantes em fase de conclusão do curso, poucos tem a pretensão de fazer outra graduação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-10 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "PROFESSOR-ALUNO, LICENCITURA, UEPB" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA10_ID3460_21102016165931.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:20" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAELE DOS SANTOS BATISTA FLOR" "autor_nome_curto" => "FLOR" "autor_email" => "rafaelesbflor@yahoo.com.b" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22477 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 837 "inscrito_id" => 3460 "titulo" => "PERSPECTIVAS E MOTIVAÇÕES DE ALUNOS DE LICENCIATURA EM QUIMICA" "resumo" => "Esta pesquisa relata à motivação e expectativa dos alunos iniciantes e concluintes do curso de licenciatura em química da Universidade Estadual da Paraíba quanto à formação a acadêmica escolhida por cada. Sabe-se que inúmeros são os motivos que dificultam a arte de ensinar e muitos são os obstáculos encontrados nas práticas de ensino e aprendizagem. Onde, não basta apenas saber do conteúdo e práticas pedagógicas, a ação pedagógica, o saber passar é muito mais complexo. Diante destes fatos, esta pesquisa teve como objetivo avaliar os estudantes iniciantes e concluintes do curso de Licenciatura Plena em Química da Universidade Estadual da Paraíba quanto a sua motivação pela carreira docente. Tratando-se de uma pesquisa qualitativa, foram consultados 63 estudantes de graduação, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário. Com o resultado, observou-se que, uma parte significativa dos alunos escolheu o curso por afinidade a matéria e/ou inspiração de professores durante o ensino médio. Sendo identificado também que a maior dificuldade apresentada por eles é a metodologia de ensino adotada por alguns professores, o que dificulta o entendimento dos conteúdos abordados em sala de aula. Outro destaque para esta questão é a falta de equipamentos para aulas práticas, surgindo uma discrepância da teoria com a prática de ensino. Com isso, pode ser dito que os graduandos de licenciatura em Química destacaram que tem uma expectativa de se tornar professores a nível médio e/ou prosseguir com a carreira docente em nível superior, ou seja, fazer uma pós-graduação. E que, para os estudantes em fase de conclusão do curso, poucos tem a pretensão de fazer outra graduação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-10 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "PROFESSOR-ALUNO, LICENCITURA, UEPB" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA10_ID3460_21102016165931.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:20" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAELE DOS SANTOS BATISTA FLOR" "autor_nome_curto" => "FLOR" "autor_email" => "rafaelesbflor@yahoo.com.b" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }