Esta pesquisa relata à motivação e expectativa dos alunos iniciantes e concluintes do curso de licenciatura em química da Universidade Estadual da Paraíba quanto à formação a acadêmica escolhida por cada. Sabe-se que inúmeros são os motivos que dificultam a arte de ensinar e muitos são os obstáculos encontrados nas práticas de ensino e aprendizagem. Onde, não basta apenas saber do conteúdo e práticas pedagógicas, a ação pedagógica, o saber passar é muito mais complexo. Diante destes fatos, esta pesquisa teve como objetivo avaliar os estudantes iniciantes e concluintes do curso de Licenciatura Plena em Química da Universidade Estadual da Paraíba quanto a sua motivação pela carreira docente. Tratando-se de uma pesquisa qualitativa, foram consultados 63 estudantes de graduação, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário. Com o resultado, observou-se que, uma parte significativa dos alunos escolheu o curso por afinidade a matéria e/ou inspiração de professores durante o ensino médio. Sendo identificado também que a maior dificuldade apresentada por eles é a metodologia de ensino adotada por alguns professores, o que dificulta o entendimento dos conteúdos abordados em sala de aula. Outro destaque para esta questão é a falta de equipamentos para aulas práticas, surgindo uma discrepância da teoria com a prática de ensino. Com isso, pode ser dito que os graduandos de licenciatura em Química destacaram que tem uma expectativa de se tornar professores a nível médio e/ou prosseguir com a carreira docente em nível superior, ou seja, fazer uma pós-graduação. E que, para os estudantes em fase de conclusão do curso, poucos tem a pretensão de fazer outra graduação.