A presente pesquisa tem como objetivo trazer informações sobre o desenvolvimento da implantação do grupo de surdos no município de Jacaraú/PB e Pedro Régis onde será desenvolveram o ensino de LIBRAS como L1. Assim abrangi uma clientela de pessoa surdas, familiares, ouvintes que estudam LIBRAS e ouvintes que fazem curso de intérpretes. Esta pesquisa foi desenvolvida através de trabalhos científicos já realizados aos quais constaram a deficiência da LIBRAS nos Municípios de Jacaraú e Pedro Régis, desta forma, veio o interesse de realizamos um trabalho para a formação de um grupo de surdos junto aos ouvintes para aprender LIBRAS, os encontro eram realizados semanalmente, uma vez por semana, os encontros desenvolveram o conhecimento da vida social do surdo e aprendizagem para os da LIBRAS como L2 para os ouvintes . Assim, conseguimos pesquisar e analisar a problemática, na qual, temos alunos surdos que não tem conhecimento da LIBRAS na sua vida familiar e utiliza os sinais caseiros como forma de comunicação. Para tanto, será realizadas algumas atividades que envolvem a vida social da pessoa surda. As experiências vivenciadas, deram-nos a oportunidade de ver a importância da LIBRAS para a vida social do surdo, assim é possível constatar que o ensino da LIBRAS fica mais prazerosa e com melhores entendimentos quando temos um grupo de pessoas surdas que buscam conhecer e ensinar a LIBRAS focando o meio social. A pesquisa foi realizada com base nas ideias de autores como Pink(2002), Quadros (2006) e Karnopp (2010), dentre outros, aos quais contribuiu para realizar de forma descritiva, qualitativa, bibliográfica e de campo.