Nos dias atuais, a busca por uma sociedade mais justa e democrática tem sido um grande desafio, principalmente quando o assunto é o desempenho de crianças com dificuldades em aprendizagem. Pois a preocupação não deve ser unicamente da escola, mas da família e de toda sociedade, que devem ter o cuidado no inserir sem excluir. Diante deste contexto, o reconhecimento da família representa um importante fator na lida desta construção. Nisso, esse trabalho procura observar como os pais enxergam o andamento da aprendizagem dos seus filhos em uma instituição que tem profissionais preparados para lidar com as diferenças individuais de alunos com necessidades educativas especiais. Sendo um estudo que tem como objetivo principal analisar a importância da Educação Especial das Crianças com dificuldades de aprendizagem na APAE no município de Esperança- Paraíba, averiguando a visão dos pais sobre a importância da aprendizagem adquirida por seus filhos na referida instituição. Sendo este, o foco principal da presente pesquisa: a Inclusão de alunos com necessidades especiais. E para obtenção dos dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas com: mães, pais ou responsáveis pelos alunos, permitindo-nos uma análise mais aprofundada sobre as diretrizes e os diversos olhares sobre a educação inclusiva, bem como a prática pedagógica utilizada pelos professores. Na referida pesquisa de campo e bibliográfica foi utilizado o método qualitativo e quantitativo, possibilitando concluir a partir de um questionário aplicado aos pais dos alunos frequentadores da instituição que a participação da família é primordial e deve estar atrelada ao processo de ensino-aprendizagem de uma criança com necessidade especial.