Neste artigo tratamos dos “gêneros textuais nos processos de ensino e nas práticas de alfabetização e letramento”. Resulta de um estudo realizado em uma escola do território rural, a partir do subprojeto Pedagogia, uma parceria PIBID/CAPES e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/CAA) em Caruaru-PE. Nessa direção, abordamos inicialmente algumas concepções de educação do campo, gêneros textuais, alfabetização e letramento. Assim, tomamos como referências principais Caldart (2012) para abordar a educação do campo, Maciel (2008) que trata das questões acerca dos gêneros textuais, Morais (2012) que discute o sistema de escrita alfabética, assim como Soares (1998) que discute alfabetização e letramento. O estudo parte de uma abordagem qualitativa, com foco na pesquisa-ação e na análise documental. Os sujeitos são dois de uma escola pública municipal do agreste pernambucano. Como principais achados, vimos que a inserção dos gêneros textuais, de forma contextualizada, torna-se um instrumento mediador do processo de alfabetização e letramento, contribuindo para o desenvolvimento dos alunos, no que tange ao aprimoramento da aprendizagem.