Este estudo em torno das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação teve por objetivo analisar o uso do celular e suas contribuições no ensino-aprendizagem da educação fundamental. O mesmo foi avaliado pelos subsídios oferecidos em meio à escolarização moderna, pois suas múltiplas funções midiáticas abrangem a interdisciplinaridade e permitem uma comunicação planetária de diversos segmentos com inúmeras janelas e as oportunidades oferecidas, têm recebido adesão de alunos e professores. Para aquisição dos dados foi realizada uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, constando de um estudo exploratório e descritivo. Participaram educadores e educandos de uma escola pública que se apropriam desse recurso para facilitar a transmissão do conhecimento didático pedagógico e atenuar nos âmbitos das dificuldades de interação e coletividade de sala de aula. Obtivemos da amostra a participação de 56,20% dos docentes que utilizam e aprovam o celular como suporte pedagógico, 18,80% não utilizam, 25% não sabem manusear o aparelho. 87% dos educandos possuem o aparelho e manuseiam com facilidades, 13% não usam celular. Quanto ao nível de escolaridade dos docentes entrevistados, encontramos o seguinte resultado: ensino superior completo 100%, especialistas 10%. Esses dados apontam que os educadores estão qualificados para aderirem às inovações educacionais decorrentes dos avanços tecnológicos sem necessidades de grandes impactos. O resultado é positivo quanto à prática inovadora dos participantes que agregam valores a este objeto por facilitar a mediação dos conteúdos curriculares. Inserir o aparelho como suporte educativo até o momento tem sido uma particularidade entre os profissionais da educação. A complexidade da questão é vista de forma flexível, porque há uma necessidade de mais informação e formação dos mediadores de sala de aula para romper os obstáculos existentes.