Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

O CELULAR CRUZANDO CAMINHOS E DANDO SUPORTE AO ENSINO–APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: TECNOLOGIAS DIGITAIS, ENSINO-APRENDIZAGEM, PRÁTICA DOCENTE Comunicação Oral (CO) GT-02 - TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 23087
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 218
    "inscrito_id" => 1263
    "titulo" => "O CELULAR CRUZANDO CAMINHOS E DANDO SUPORTE AO ENSINO–APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Este estudo em torno das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação teve por objetivo analisar o uso do celular e suas contribuições no ensino-aprendizagem da educação fundamental. O mesmo foi avaliado pelos subsídios oferecidos em meio à escolarização moderna, pois suas múltiplas funções midiáticas abrangem a interdisciplinaridade e permitem uma comunicação planetária de diversos segmentos com inúmeras janelas e as oportunidades oferecidas, têm recebido adesão de alunos e professores. Para aquisição dos dados foi realizada uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, constando de um estudo exploratório e descritivo. Participaram educadores e educandos de uma escola pública que se apropriam desse recurso para facilitar a transmissão do conhecimento didático pedagógico e atenuar nos âmbitos das dificuldades de interação e coletividade de sala de aula. Obtivemos da amostra a participação de 56,20% dos docentes que utilizam e aprovam o celular como suporte pedagógico, 18,80% não utilizam, 25% não sabem manusear o aparelho. 87% dos educandos possuem o aparelho e manuseiam com facilidades, 13% não usam celular. Quanto ao nível de escolaridade dos docentes entrevistados, encontramos o seguinte resultado: ensino superior completo 100%, especialistas 10%.  Esses dados apontam que os educadores estão qualificados para aderirem às inovações educacionais decorrentes dos avanços tecnológicos sem necessidades de grandes impactos. O resultado é positivo quanto à prática inovadora dos participantes que agregam valores a este objeto por facilitar a mediação dos conteúdos curriculares. Inserir o aparelho como suporte educativo até o momento tem sido uma particularidade entre os profissionais da educação. A complexidade da questão é vista de forma flexível, porque há uma necessidade de mais informação e formação dos mediadores de sala de aula para romper os obstáculos existentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-02 - TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DIGITAIS, ENSINO-APRENDIZAGEM, PRÁTICA DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA2_ID1263_01092016160132.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:09"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DO SOCORRO NASCIMENTO BARROS"
    "autor_nome_curto" => "SOCORRO BARROS"
    "autor_email" => "socorro225@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 23087
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 218
    "inscrito_id" => 1263
    "titulo" => "O CELULAR CRUZANDO CAMINHOS E DANDO SUPORTE AO ENSINO–APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Este estudo em torno das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação teve por objetivo analisar o uso do celular e suas contribuições no ensino-aprendizagem da educação fundamental. O mesmo foi avaliado pelos subsídios oferecidos em meio à escolarização moderna, pois suas múltiplas funções midiáticas abrangem a interdisciplinaridade e permitem uma comunicação planetária de diversos segmentos com inúmeras janelas e as oportunidades oferecidas, têm recebido adesão de alunos e professores. Para aquisição dos dados foi realizada uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, constando de um estudo exploratório e descritivo. Participaram educadores e educandos de uma escola pública que se apropriam desse recurso para facilitar a transmissão do conhecimento didático pedagógico e atenuar nos âmbitos das dificuldades de interação e coletividade de sala de aula. Obtivemos da amostra a participação de 56,20% dos docentes que utilizam e aprovam o celular como suporte pedagógico, 18,80% não utilizam, 25% não sabem manusear o aparelho. 87% dos educandos possuem o aparelho e manuseiam com facilidades, 13% não usam celular. Quanto ao nível de escolaridade dos docentes entrevistados, encontramos o seguinte resultado: ensino superior completo 100%, especialistas 10%.  Esses dados apontam que os educadores estão qualificados para aderirem às inovações educacionais decorrentes dos avanços tecnológicos sem necessidades de grandes impactos. O resultado é positivo quanto à prática inovadora dos participantes que agregam valores a este objeto por facilitar a mediação dos conteúdos curriculares. Inserir o aparelho como suporte educativo até o momento tem sido uma particularidade entre os profissionais da educação. A complexidade da questão é vista de forma flexível, porque há uma necessidade de mais informação e formação dos mediadores de sala de aula para romper os obstáculos existentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-02 - TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DIGITAIS, ENSINO-APRENDIZAGEM, PRÁTICA DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA2_ID1263_01092016160132.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:09"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DO SOCORRO NASCIMENTO BARROS"
    "autor_nome_curto" => "SOCORRO BARROS"
    "autor_email" => "socorro225@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

Este estudo em torno das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação teve por objetivo analisar o uso do celular e suas contribuições no ensino-aprendizagem da educação fundamental. O mesmo foi avaliado pelos subsídios oferecidos em meio à escolarização moderna, pois suas múltiplas funções midiáticas abrangem a interdisciplinaridade e permitem uma comunicação planetária de diversos segmentos com inúmeras janelas e as oportunidades oferecidas, têm recebido adesão de alunos e professores. Para aquisição dos dados foi realizada uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, constando de um estudo exploratório e descritivo. Participaram educadores e educandos de uma escola pública que se apropriam desse recurso para facilitar a transmissão do conhecimento didático pedagógico e atenuar nos âmbitos das dificuldades de interação e coletividade de sala de aula. Obtivemos da amostra a participação de 56,20% dos docentes que utilizam e aprovam o celular como suporte pedagógico, 18,80% não utilizam, 25% não sabem manusear o aparelho. 87% dos educandos possuem o aparelho e manuseiam com facilidades, 13% não usam celular. Quanto ao nível de escolaridade dos docentes entrevistados, encontramos o seguinte resultado: ensino superior completo 100%, especialistas 10%. Esses dados apontam que os educadores estão qualificados para aderirem às inovações educacionais decorrentes dos avanços tecnológicos sem necessidades de grandes impactos. O resultado é positivo quanto à prática inovadora dos participantes que agregam valores a este objeto por facilitar a mediação dos conteúdos curriculares. Inserir o aparelho como suporte educativo até o momento tem sido uma particularidade entre os profissionais da educação. A complexidade da questão é vista de forma flexível, porque há uma necessidade de mais informação e formação dos mediadores de sala de aula para romper os obstáculos existentes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.