O DIREITO À EDUCAÇÃO E A INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: PRÁTICAS DE UM PROGRAMA DE APOIO AOS ESTUDANTES PARA A FORMAÇÃO DE INDIVÍDUOS
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Para tal, também se investigou como opera a inclusão e a acessibilidade nessa universidade; os\r\n mecanismos constituintes da inserção de sujeitos com necessidades educacionais especiais no ensino\r\n superior; e, se analisou as contribuições desse programa para a formação desses sujeitos. Assim, este\r\n trabalho configurou-se como um relato de experiência, visto que aponta para a descrição das vivências e\r\n percepções da experiência de estágio em psicologia de dois autores deste artigo no mencionado programa,\r\n localizado numa universidade privada da cidade de Fortaleza-CE. Paralelamente, investigou-se artigos e\r\n trabalhos que abordam a inclusão de pessoas com deficiência e que apresentam necessidades educacionais\r\n especiais no ensino superior. Por meio da experiência de estágio, observou-se como as práticas desse\r\n programa de apoio aos estudantes almejam acessar a todos na instituição de ensino superior, uma vez que se\r\n limitar a atender determinados grupos – em detrimento a outro – estaria-se promovendo a segregação. Nesta\r\n perspectiva, destacamos que as atividades realizadas por esse programa propiciaram condições de\r\n desenvolvimento, e permitiram a formação de indivíduos mais empoderados. Verificou-se também, que a\r\n existência desses núcleos de inclusão são imprescindíveis nesse contexto acadêmico, pois promovem a\r\n mediação da acessibilidade e permanência desses sujeitos nas universidades. Por fim, apontamos que\r\n trabalhar com a inclusão é estar em constante luta, na busca dos direitos de sujeitos que de algum modo são\r\n excluídos e ficam à margem da sociedade. Compreendemos que somente com a mudança estrutural, a\r\n acessibilidade no espaço físico, não é suficiente para a inclusão. 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