Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

O DIREITO À EDUCAÇÃO E A INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: PRÁTICAS DE UM PROGRAMA DE APOIO AOS ESTUDANTES PARA A FORMAÇÃO DE INDIVÍDUOS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, INCLUSÃO, ENSINO SUPERIOR, FORMAÇÃO, FORMAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT-12 - DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO INCLUSIVA
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      mecanismos constituintes da inserção de sujeitos com necessidades educacionais especiais no ensino\r\n
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      percepções da experiência de estágio em psicologia de dois autores deste artigo no mencionado programa,\r\n
      localizado numa universidade privada da cidade de Fortaleza-CE. Paralelamente, investigou-se artigos e\r\n
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      especiais no ensino superior. Por meio da experiência de estágio, observou-se como as práticas desse\r\n
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      limitar a atender determinados grupos – em detrimento a outro – estaria-se promovendo a segregação. Nesta\r\n
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      desenvolvimento, e permitiram a formação de indivíduos mais empoderados. Verificou-se também, que a\r\n
      existência desses núcleos de inclusão são imprescindíveis nesse contexto acadêmico, pois promovem a\r\n
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      trabalhar com a inclusão é estar em constante luta, na busca dos direitos de sujeitos que de algum modo são\r\n
      excluídos e ficam à margem da sociedade. Compreendemos que somente com a mudança estrutural, a\r\n
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Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

O presente artigo possui como objetivo principal discutir sobre as práticas de inclusão, realizadas por um programa de apoio aos estudantes, que contribuem para a formação de indivíduos numa instituição de ensino superior. Para tal, também se investigou como opera a inclusão e a acessibilidade nessa universidade; os mecanismos constituintes da inserção de sujeitos com necessidades educacionais especiais no ensino superior; e, se analisou as contribuições desse programa para a formação desses sujeitos. Assim, este trabalho configurou-se como um relato de experiência, visto que aponta para a descrição das vivências e percepções da experiência de estágio em psicologia de dois autores deste artigo no mencionado programa, localizado numa universidade privada da cidade de Fortaleza-CE. Paralelamente, investigou-se artigos e trabalhos que abordam a inclusão de pessoas com deficiência e que apresentam necessidades educacionais especiais no ensino superior. Por meio da experiência de estágio, observou-se como as práticas desse programa de apoio aos estudantes almejam acessar a todos na instituição de ensino superior, uma vez que se limitar a atender determinados grupos – em detrimento a outro – estaria-se promovendo a segregação. Nesta perspectiva, destacamos que as atividades realizadas por esse programa propiciaram condições de desenvolvimento, e permitiram a formação de indivíduos mais empoderados. Verificou-se também, que a existência desses núcleos de inclusão são imprescindíveis nesse contexto acadêmico, pois promovem a mediação da acessibilidade e permanência desses sujeitos nas universidades. Por fim, apontamos que trabalhar com a inclusão é estar em constante luta, na busca dos direitos de sujeitos que de algum modo são excluídos e ficam à margem da sociedade. Compreendemos que somente com a mudança estrutural, a acessibilidade no espaço físico, não é suficiente para a inclusão. Esta depende da modificação de valores e a vivência de um novo paradigma, em que exista o respeito e convívio com a diversidade.

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