O presente artigo discorre de forma breve sobre a matemática no contexto educacional atual, como também a visão dos alunos do 6º ano do ensino fundamental em relação ao processo de aprendizagem nesta disciplina. Como procedimentos metodológicos adotados, tivemos a pesquisa bibliográfica e a pesquisa explicativa, ambas de cunho quanti-qualitativo, por meio do instrumento de coleta de dados, o questionário. Os dados foram coletados no Instituto Educacional Ronaldo Gonçalves Sarmento, localizado na cidade de Lastro – PB com o objetivo de se verificar como acontece o ensino e a aprendizagem de matemática dos alunos alvos desta pesquisa. Para isso, recorremos aos estudos de Lorenzato (2006), Alves (2001), D`ambrósio (2005), Costa (2010), Libâneo (1994) entre outros. Assim, visamos por meio deste trabalho contribuir com a melhoria do ensino e da aprendizagem de matemática, transpondo os obstáculos culturais que intitulam a matemática como sendo para poucos, além de mostrar que os alunos não aprendem/gostam de matemática movidos por uma metodologia inadequada com que educadores trabalham o conteúdo.