É bastante peculiar a noção de mundo de uma mulher que retorna aos estudos depois de adulta, após anos afastada do espaço escolar, ou mesmo daquela que inicia sua trajetória escolar nessa fase da vida. A educação provoca nos educandos a ressignificação dos saberes da idade adulta. Este artigo objetivou-se em compreender a importância da educação como ferramenta de inclusão para as mulheres da comunidade rural do Catolé de Zé Ferreira e das multiplicidades das representações sociais como ação transformadora e reparadora age na vida das mulheres desta comunidade rural, demonstrados nos relatos escritos. Este trabalho foi realizado com treze Mulheres oriundas da comunidade rural do Catolé de Zé Ferreira na cidade de Campina Grande na Paraíba. Foi solicitado destas que elaborassem um memorial, onde deveriam escrever suas histórias, desde as primeiras lembranças, suas alegrias, dificuldades, frustrações, tudo que remetesse ao mundo pessoal, social, geográfico e escolar percorrido na infância, juventude até a fase adulta. Os resultados obtidos pontuaram fatores para uma aluna poder abandonar os estudos em seu ciclo: mudanças na área escolar, envelhecimento da população, mudanças nas estruturas familiares, deslocamento dentro de uma comunidade rural, aumento da pobreza, sexo, gravidez, entre outros, evidenciaram a necessidade de recuperar a estima dessas senhoras, emancipá-las educacionalmente e principalmente a constatação da importância da educação como ferramenta de inclusão nos seus mais variados espaços, sejam eles familiares, sociais, geográficos e pessoais.