Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

NÚCLEO DE APOIO PEDAGOGICO ESPECIALIZADO PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS NO ENSINO SUPERIOR

Palavra-chaves: INCLUSÃO, FORMAÇÃO, DEFICIÊNCIA Comunicação Oral (CO) GT-08 - EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A TEMÁTICA ETNICORRACIAL
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Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

A política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva vem sendo hoje motivo de várias discussões e estudos, a fim de promover acessibilidade às pessoas com deficiência. Desse modo, a finalidade de favorecer a inclusão aos alunos com deficiência é de grande relevância, assim os mesmos serão incluídos no sistema educacional e social. Nesse sentido, busca-se oferecer um apoio especializado, tanto para alunos com deficiência nas instituições de ensino superior, quanto para professores que necessita de orientações pedagógicas, dai surge a grande necessidade da criação de um núcleo de apoio nas instituições, no intuito de desenvolver ações em conjunto com alguns profissionais especializados para atender as necessidades educacionais especiais. O núcleo de apoio se destina ao acompanhamento de ações da educação especial, com formações continuadas, orientações, atendimentos a alunos com necessidades especiais e profissionais do próprio estabelecimento de ensino. A implantação do núcleo acontecerá por meio das necessidades em que a instituição apresenta, pois a chegada de alunos com deficiência nas instituições vem sendo o motivo de preocupação e preparação para oferecer um ensino e uma educação de qualidade, como também uma educação inclusiva. O fortalecimento do trabalho acontece com a participação de todos inseridos no contexto educacional e social. Para o processo de inclusão é relevante à participação de todos, deve-se contar com uma equipe de apoio ao qual irá desenvolver o trabalho de acordo com as deficiências. A existência de alguns profissionais é importante para o processo de organização, assim devem ser consideradas também as novas tecnologias como ferramentas e que possa contribuir para o desenvolvimento do aluno com necessidade especial.

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