Este trabalho traz uma proposta de reflexão sucinta sobre a realidade atual das escolas públicas, em relação a disponibilidade e uso de recursos tecnológicos no ensino da Biologia. A utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação por professores como recurso didático, para o auxílio na transmissão dos conteúdos no contexto escolar, tem se mostrado uma excelente ferramenta educacional, porém, requer atenção em seu emprego na sala de aula. O docente contemporâneo está buscando cada vez mais recursos para enriquecer sua prática, aprimorando o processo de ensino, utilizando a tecnologia como forma de melhoramento de sua docência. Em muitos casos, os recursos tecnológicos estão disponíveis, mas os professores não fazem uso por diversos fatores, tais como: a falta de conhecimento, internet de baixa qualidade, equipamentos obsoletos, entre outros. O Governo Federal desenvolve programas para equipar as escolas públicas com várias ferramentas tecnológicas, que devem ser usadas apenas como mais um dos recursos pedagógicos. Ainda encontra-se uma lacuna de conhecimento quanto à mudança no aprendizado estudantil e a utilização deste recurso pelas escolas. Este artigo tem como objetivo identificar a realidade das escolas públicas em relação à disponibilidade de recursos tecnológicos no ensino da Biologia e analisar a aprendizagem significativa promovida pelo uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) em sala de aula. Trata-se de um levantamento bibliográfico dos estudos feitos por diversos autores da área.