TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE BIOLOGIA: RESULTADOS E PERSPECTIVAS
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 23298 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 774 "inscrito_id" => 1631 "titulo" => "TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE BIOLOGIA: RESULTADOS E PERSPECTIVAS" "resumo" => "Este trabalho traz uma proposta de reflexão sucinta sobre a realidade atual das escolas públicas, em relação a disponibilidade e uso de recursos tecnológicos no ensino da Biologia. A utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação por professores como recurso didático, para o auxílio na transmissão dos conteúdos no contexto escolar, tem se mostrado uma excelente ferramenta educacional, porém, requer atenção em seu emprego na sala de aula. O docente contemporâneo está buscando cada vez mais recursos para enriquecer sua prática, aprimorando o processo de ensino, utilizando a tecnologia como forma de melhoramento de sua docência. Em muitos casos, os recursos tecnológicos estão disponíveis, mas os professores não fazem uso por diversos fatores, tais como: a falta de conhecimento, internet de baixa qualidade, equipamentos obsoletos, entre outros. O Governo Federal desenvolve programas para equipar as escolas públicas com várias ferramentas tecnológicas, que devem ser usadas apenas como mais um dos recursos pedagógicos. Ainda encontra-se uma lacuna de conhecimento quanto à mudança no aprendizado estudantil e a utilização deste recurso pelas escolas. Este artigo tem como objetivo identificar a realidade das escolas públicas em relação à disponibilidade de recursos tecnológicos no ensino da Biologia e analisar a aprendizagem significativa promovida pelo uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) em sala de aula. Trata-se de um levantamento bibliográfico dos estudos feitos por diversos autores da área." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-02 - TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL" "palavra_chave" => "ENSINO DE BIOLOGIA, TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO, TDIC" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA2_ID1631_14102016235543.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELCIO SILVA BATISTA" "autor_nome_curto" => "ELCIO BATISTA" "autor_email" => "elciotx@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 23298 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 774 "inscrito_id" => 1631 "titulo" => "TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE BIOLOGIA: RESULTADOS E PERSPECTIVAS" "resumo" => "Este trabalho traz uma proposta de reflexão sucinta sobre a realidade atual das escolas públicas, em relação a disponibilidade e uso de recursos tecnológicos no ensino da Biologia. A utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação por professores como recurso didático, para o auxílio na transmissão dos conteúdos no contexto escolar, tem se mostrado uma excelente ferramenta educacional, porém, requer atenção em seu emprego na sala de aula. O docente contemporâneo está buscando cada vez mais recursos para enriquecer sua prática, aprimorando o processo de ensino, utilizando a tecnologia como forma de melhoramento de sua docência. Em muitos casos, os recursos tecnológicos estão disponíveis, mas os professores não fazem uso por diversos fatores, tais como: a falta de conhecimento, internet de baixa qualidade, equipamentos obsoletos, entre outros. O Governo Federal desenvolve programas para equipar as escolas públicas com várias ferramentas tecnológicas, que devem ser usadas apenas como mais um dos recursos pedagógicos. Ainda encontra-se uma lacuna de conhecimento quanto à mudança no aprendizado estudantil e a utilização deste recurso pelas escolas. Este artigo tem como objetivo identificar a realidade das escolas públicas em relação à disponibilidade de recursos tecnológicos no ensino da Biologia e analisar a aprendizagem significativa promovida pelo uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) em sala de aula. Trata-se de um levantamento bibliográfico dos estudos feitos por diversos autores da área." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-02 - TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL" "palavra_chave" => "ENSINO DE BIOLOGIA, TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO, TDIC" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA2_ID1631_14102016235543.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELCIO SILVA BATISTA" "autor_nome_curto" => "ELCIO BATISTA" "autor_email" => "elciotx@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }