Hodiernamente, a Física ainda sofre o estigma de ser considerada uma disciplina de difícil compreensão por grande parte dos discentes do Ensino Médio. Quiçá este seja um dos motivos pelos quais muitos optam por outras áreas que nada têm a ver com a Física ou que envolva cálculos que sejam demasiados complexos. Soma-se a isto a crença de que apenas pessoas com Q.I. elevado ou um pouco acima da média são os que aqueles que são capazes de compreendê-la como ciência e que não encontram barreiras na sua aquisição. Fato é que todos podemos aprender esta disciplina, contudo, para isso requer apenas uma didática que seja favorável ao nosso ritmo de aprendizado. Valemo-nos também da máxima imposta e evidenciada em estudos que comprovam que temos saberes diversos e que por isso nos saímos melhores em determinada área em detrimento de outra. Este trabalho é fruto de indagações feitas sobre o processo de aquisição de conceitos físicos pertencentes a um dos três eixos principais do ramo físico, qual seja: a mecânica. Nossa predileção por esta área justifica-se no fato de que esta é um suporte para as outras duas, pois seus termos e conceitos tem um teor básico que serve como uma espécie de introdução às demais (termodinâmica e eletricidade). Isto posto, buscamos averiguar como o aluno surdo apreende um novo conceito, ou novos, na perspectiva da hermenêutica da Física. Por esta área ser abundante em termos, focamos apenas em alguns introdutórios, quais sejam: movimento, repouso, referencial, trajetória e intervalo de tempo. Acreditamos que este artigo será mais um contributo às pesquisas que vem sendo feitas sobre o processo de aquisição da língua(gem) por parte do sujeito social surdo. Afinal, estamos buscando compreender como o aluno surdo quando inserido em um ambiente escolar inclusivo compreende o enunciado das questões de exatas, exemplificadas nesse estudo pela disciplina de Física, pois acreditamos que é impossível compreender uma questão ou enunciado sem ter uma compreensão ainda que mínima dos conceitos que a mesma explicita.