Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ENFERMAGEM: PERFIL DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Palavra-chaves: ENFERMAGEM, EDUCAÇÃO SUPERIOR, EDUCAÇÃO INCLUSIVA Pôster (PO) GT-04 - DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO EDUCACIONAL
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      A Universidade vem se tornando cada vez mais um espaço de socialização, diversidade e inclusão à medida que políticas educacionais e pressão de movimentos sociais avançam no sentido de possibilitar o acesso e permanência de estudantes a uma parte da educação que tem o poder de transformar a sociedade e o cidadão. Indubitavelmente, a palavra educação ganhou um adjetivo que a consolida como direito de todos: educação inclusiva. Este trabalho irá tratar da educação inclusiva na perspectiva do atendimento a pessoa com deficiência, no caso no ensino-aprendizagem de enfermagem de uma instituição de educação superior. Nesse sentido, tem como objetivo geral traçar o perfil da pessoa com deficiência e com necessidades educacionais especiais (NEE), estudante do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Como método de pesquisa foi utilizada a bibliográfica, a partir do registro disponível, decorrente de pesquisas anteriores, em documentos impressos. Utilizaram-se artigos científicos, livros, resoluções, banco de dados acadêmico da instituição, além de realizar levantamento de decretos e leis acerca do tema.\r\n
      A pesquisa prosseguiu as seguintes etapas: realizou-se a coleta dos dados sobre educação inclusiva, documentos legais sobre educação inclusiva no mundo e no Brasil, educação inclusiva no ensino superior. Foi solicitado também do Núcleo Construir de Acessibilidade da UFRR informações sobre o atendimento de estudantes do curso de enfermagem.\r\n
      Na sequência, procedeu-se à análise e interpretação dos dados, representados em tabelas ilustrativas. Com esta pesquisa, observou-se que tem aumentado o acesso ao ensino superior de pessoas com deficiência, como parte do compromisso firmado entre países por meio de convenções e declarações internacionais. As instituições de ensino buscam promover a inclusão escolar com iniciativas como a interação entre professor-aluno, aluno-aluno, com o apoio de núcleos de acessibilidade, como é o caso do Núcleo Construir da UFRR, que realiza ações para estudantes com deficiência e os demais acadêmicos e professores no sentido de sensibilizar a todos para uma educação inclusiva.
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      A pesquisa prosseguiu as seguintes etapas: realizou-se a coleta dos dados sobre educação inclusiva, documentos legais sobre educação inclusiva no mundo e no Brasil, educação inclusiva no ensino superior. Foi solicitado também do Núcleo Construir de Acessibilidade da UFRR informações sobre o atendimento de estudantes do curso de enfermagem.\r\n
      Na sequência, procedeu-se à análise e interpretação dos dados, representados em tabelas ilustrativas. Com esta pesquisa, observou-se que tem aumentado o acesso ao ensino superior de pessoas com deficiência, como parte do compromisso firmado entre países por meio de convenções e declarações internacionais. As instituições de ensino buscam promover a inclusão escolar com iniciativas como a interação entre professor-aluno, aluno-aluno, com o apoio de núcleos de acessibilidade, como é o caso do Núcleo Construir da UFRR, que realiza ações para estudantes com deficiência e os demais acadêmicos e professores no sentido de sensibilizar a todos para uma educação inclusiva.
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Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

A Universidade vem se tornando cada vez mais um espaço de socialização, diversidade e inclusão à medida que políticas educacionais e pressão de movimentos sociais avançam no sentido de possibilitar o acesso e permanência de estudantes a uma parte da educação que tem o poder de transformar a sociedade e o cidadão. Indubitavelmente, a palavra educação ganhou um adjetivo que a consolida como direito de todos: educação inclusiva. Este trabalho irá tratar da educação inclusiva na perspectiva do atendimento a pessoa com deficiência, no caso no ensino-aprendizagem de enfermagem de uma instituição de educação superior. Nesse sentido, tem como objetivo geral traçar o perfil da pessoa com deficiência e com necessidades educacionais especiais (NEE), estudante do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Como método de pesquisa foi utilizada a bibliográfica, a partir do registro disponível, decorrente de pesquisas anteriores, em documentos impressos. Utilizaram-se artigos científicos, livros, resoluções, banco de dados acadêmico da instituição, além de realizar levantamento de decretos e leis acerca do tema. A pesquisa prosseguiu as seguintes etapas: realizou-se a coleta dos dados sobre educação inclusiva, documentos legais sobre educação inclusiva no mundo e no Brasil, educação inclusiva no ensino superior. Foi solicitado também do Núcleo Construir de Acessibilidade da UFRR informações sobre o atendimento de estudantes do curso de enfermagem. Na sequência, procedeu-se à análise e interpretação dos dados, representados em tabelas ilustrativas. Com esta pesquisa, observou-se que tem aumentado o acesso ao ensino superior de pessoas com deficiência, como parte do compromisso firmado entre países por meio de convenções e declarações internacionais. As instituições de ensino buscam promover a inclusão escolar com iniciativas como a interação entre professor-aluno, aluno-aluno, com o apoio de núcleos de acessibilidade, como é o caso do Núcleo Construir da UFRR, que realiza ações para estudantes com deficiência e os demais acadêmicos e professores no sentido de sensibilizar a todos para uma educação inclusiva.

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