EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ENFERMAGEM: PERFIL DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22870 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 1024 "inscrito_id" => 3895 "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ENFERMAGEM: PERFIL DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR" "resumo" => """ A Universidade vem se tornando cada vez mais um espaço de socialização, diversidade e inclusão à medida que políticas educacionais e pressão de movimentos sociais avançam no sentido de possibilitar o acesso e permanência de estudantes a uma parte da educação que tem o poder de transformar a sociedade e o cidadão. Indubitavelmente, a palavra educação ganhou um adjetivo que a consolida como direito de todos: educação inclusiva. Este trabalho irá tratar da educação inclusiva na perspectiva do atendimento a pessoa com deficiência, no caso no ensino-aprendizagem de enfermagem de uma instituição de educação superior. Nesse sentido, tem como objetivo geral traçar o perfil da pessoa com deficiência e com necessidades educacionais especiais (NEE), estudante do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Como método de pesquisa foi utilizada a bibliográfica, a partir do registro disponível, decorrente de pesquisas anteriores, em documentos impressos. Utilizaram-se artigos científicos, livros, resoluções, banco de dados acadêmico da instituição, além de realizar levantamento de decretos e leis acerca do tema.\r\n A pesquisa prosseguiu as seguintes etapas: realizou-se a coleta dos dados sobre educação inclusiva, documentos legais sobre educação inclusiva no mundo e no Brasil, educação inclusiva no ensino superior. Foi solicitado também do Núcleo Construir de Acessibilidade da UFRR informações sobre o atendimento de estudantes do curso de enfermagem.\r\n Na sequência, procedeu-se à análise e interpretação dos dados, representados em tabelas ilustrativas. Com esta pesquisa, observou-se que tem aumentado o acesso ao ensino superior de pessoas com deficiência, como parte do compromisso firmado entre países por meio de convenções e declarações internacionais. As instituições de ensino buscam promover a inclusão escolar com iniciativas como a interação entre professor-aluno, aluno-aluno, com o apoio de núcleos de acessibilidade, como é o caso do Núcleo Construir da UFRR, que realiza ações para estudantes com deficiência e os demais acadêmicos e professores no sentido de sensibilizar a todos para uma educação inclusiva. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-04 - DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO EDUCACIONAL" "palavra_chave" => "ENFERMAGEM, EDUCAÇÃO SUPERIOR, EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD4_SA4_ID3895_23102016225158.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DALILA MARQUES LEMOS" "autor_nome_curto" => "DALILA LEMOS" "autor_email" => "dalila.lemos@ufrr.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22870 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 1024 "inscrito_id" => 3895 "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ENFERMAGEM: PERFIL DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR" "resumo" => """ A Universidade vem se tornando cada vez mais um espaço de socialização, diversidade e inclusão à medida que políticas educacionais e pressão de movimentos sociais avançam no sentido de possibilitar o acesso e permanência de estudantes a uma parte da educação que tem o poder de transformar a sociedade e o cidadão. Indubitavelmente, a palavra educação ganhou um adjetivo que a consolida como direito de todos: educação inclusiva. Este trabalho irá tratar da educação inclusiva na perspectiva do atendimento a pessoa com deficiência, no caso no ensino-aprendizagem de enfermagem de uma instituição de educação superior. Nesse sentido, tem como objetivo geral traçar o perfil da pessoa com deficiência e com necessidades educacionais especiais (NEE), estudante do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Como método de pesquisa foi utilizada a bibliográfica, a partir do registro disponível, decorrente de pesquisas anteriores, em documentos impressos. Utilizaram-se artigos científicos, livros, resoluções, banco de dados acadêmico da instituição, além de realizar levantamento de decretos e leis acerca do tema.\r\n A pesquisa prosseguiu as seguintes etapas: realizou-se a coleta dos dados sobre educação inclusiva, documentos legais sobre educação inclusiva no mundo e no Brasil, educação inclusiva no ensino superior. Foi solicitado também do Núcleo Construir de Acessibilidade da UFRR informações sobre o atendimento de estudantes do curso de enfermagem.\r\n Na sequência, procedeu-se à análise e interpretação dos dados, representados em tabelas ilustrativas. Com esta pesquisa, observou-se que tem aumentado o acesso ao ensino superior de pessoas com deficiência, como parte do compromisso firmado entre países por meio de convenções e declarações internacionais. As instituições de ensino buscam promover a inclusão escolar com iniciativas como a interação entre professor-aluno, aluno-aluno, com o apoio de núcleos de acessibilidade, como é o caso do Núcleo Construir da UFRR, que realiza ações para estudantes com deficiência e os demais acadêmicos e professores no sentido de sensibilizar a todos para uma educação inclusiva. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-04 - DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO EDUCACIONAL" "palavra_chave" => "ENFERMAGEM, EDUCAÇÃO SUPERIOR, EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD4_SA4_ID3895_23102016225158.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DALILA MARQUES LEMOS" "autor_nome_curto" => "DALILA LEMOS" "autor_email" => "dalila.lemos@ufrr.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }