Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

PORQUE SOMOS DIFERENTES? UM OLHAR A PARTIR DAS DISCUSSÕES DE DIFERENÇA CULTURAL

Palavra-chaves: DIFERENÇA CULTURAL, INFÂNCIA, , INTERCULTURALIDADE CRÍTICA Comunicação Oral (CO) GT-05 - EDUCAÇÃO INFANTIL E INCLUSÃO
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Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

O presente artigo é fruto de um projeto didático proposto no componente curricular: Estágio Supervisionado I pela Universidade Federal de Pernambuco, realizado na Educação Infantil com Crianças do PRÉ II. Para a realização deste projeto de Estágio apresentamos como Objetivo Geral: Compreender as diversas diferenças que nos permeiam a partir das discussões de Diferença Cultural. Os objetivos específicos foram: a) Identificar os elementos e/ou características de “diferenças” existentes (entre as pessoas) para os alunos; b) Analisar as relações de diferenças, aprendendo a respeitá-las no meio em que vivemos. Este projeto emergiu do desejo de tratar das diferenças existentes no âmbito escolar, bem como abordar uma temática de contexto social vivenciado pelas crianças, tanto no espaço escolar quanto no seio da família e no meio social. Para tanto, a titulo de organização das discussões, dividimos este artigo em sessões expondo: a) na primeira sessão apresentamos um diálogo sobre Infância; à escola como ambiente permeado de diferenças culturais; b) na segunda sessão inserimos compreensões sobre Diferença Cultural e Interculturalidade Crítica; c) na terceira sessão abordamos nossa metodologia-teórica, pois inserimos os métodos adotados e o passo a passo da realização do projeto; d) por fim apresentamos nossas considerações finais. A metodologia adotada se constitui em momentos de apresentação de materiais didáticos que nos possibilitasse o diálogo sobre o tema proposto, a realização de dinâmicas e questionamentos onde os alunos pudessem compreender as questões de diferença cultural de forma crítica para assim, realizarmos o produto final. Este produto se constitui na formação de um corpo de uma pessoa (seja do sexo feminino ou masculino) com diferentes características que serão atribuídas de acordo com o que cada grupo escolher (grupo este dos alunos). O resultado final com a elaboração do corpo humano seguindo as características que os alunos escolhessem nos revelou o quanto é importante o debate sobre as questões de diferença cultural, bem como de levantarmos a bandeira de que as crianças não nascem preconceituosas, mas que a sociedade possibilita as condições de torna-se um ser humano recheado dos aspectos colonialistas.

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