As dificuldades que atrapalham o processo de alfabetização de uma criança são várias, e podem ser de razões físicas, culturais, sociais, econômicas, pedagógicas e/ou emocionais. Contudo, não devemos negar que há também uma parcela de crianças que falha no processo de aprendizagem porque têm uma condição de ordem funcional, como é o caso dos disléxicos. E a dislexia é uma das dificuldades de aprendizagem mais comumente encontradas no ambiente escolar, e que na maioria dos casos passa despercebida aos olhos dos nossos educadores pela falta de entendimento sobre o que vem a ser essa dificuldade de aprendizagem, assim como, as consequências que a falta de metodologias adequadas para seu tratamento pode ocasionar. Com base nisso, a presente pesquisa tem como objetivo enfatizar o que vem a ser dislexia, quais os principais critérios que devem ser observados no momento do diagnóstico da dislexia, a necessidade de um diagnóstico precoce como forma de prevenir o fracasso escolar dos alunos que apresentam a dislexia e a importância do fazer do professor para a inclusão dos alunos disléxicos. Assim como, expomos o resultado de um estudo realizado com um grupo formado por vinte professores de uma Escola Municipal da Cidade de Montanhas/RN, por meio do qual, constatamos a necessidade de formação continuada desses docentes no que concerne ao conhecimento sobre a dislexia. Posteriormente, apresentamos neste artigo, a proposta de intervenção que aplicamos para esses docentes e, os resultados obtidos após a aplicação da intervenção demostram que a falta de informação dos professores sobre o que é a dislexia implica não apenas na exclusão dos alunos disléxicos, mas também, na segregação da aprendizagem desses alunos, causando traumas irreparáveis, tanto na sua vida pessoal quanto na sua formação escolar.