DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: A IMPORTÂNCIA DO FAZER DO PROFESSOR PARA INCLUSÃO DO ALUNO DISLÉXICO
0 of 0"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 ▼ // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [▶ "id" => 22819 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 871 "inscrito_id" => 2650 "titulo" => "DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: A IMPORTÂNCIA DO FAZER DO PROFESSOR PARA INCLUSÃO DO ALUNO DISLÉXICO" "resumo" => "As dificuldades que atrapalham o processo de alfabetização de uma criança são várias, e podem ser de razões físicas, culturais, sociais, econômicas, pedagógicas e/ou emocionais. Contudo, não devemos negar que há também uma parcela de crianças que falha no processo de aprendizagem porque têm uma condição de ordem funcional, como é o caso dos disléxicos. E a dislexia é uma das dificuldades de aprendizagem mais comumente encontradas no ambiente escolar, e que na maioria dos casos passa despercebida aos olhos dos nossos educadores pela falta de entendimento sobre o que vem a ser essa dificuldade de aprendizagem, assim como, as consequências que a falta de metodologias adequadas para seu tratamento pode ocasionar. Com base nisso, a presente pesquisa tem como objetivo enfatizar o que vem a ser dislexia, quais os principais critérios que devem ser observados no momento do diagnóstico da dislexia, a necessidade de um diagnóstico precoce como forma de prevenir o fracasso escolar dos alunos que apresentam a dislexia e a importância do fazer do professor para a inclusão dos alunos disléxicos. Assim como, expomos o resultado de um estudo realizado com um grupo formado por vinte professores de uma Escola Municipal da Cidade de Montanhas/RN, por meio do qual, constatamos a necessidade de formação continuada desses docentes no que concerne ao conhecimento sobre a dislexia. Posteriormente, apresentamos neste artigo, a proposta de intervenção que aplicamos para esses docentes e, os resultados obtidos após a aplicação da intervenção demostram que a falta de informação dos professores sobre o que é a dislexia implica não apenas na exclusão dos alunos disléxicos, mas também, na segregação da aprendizagem desses alunos, causando traumas irreparáveis, tanto na sua vida pessoal quanto na sua formação escolar. ◀As dificuldades que atrapalham o processo de alfabetização de uma criança são várias, e podem ser de razões físicas, culturais, sociais, econômicas, pedagógicas ▶" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-04 - DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO EDUCACIONAL" "palavra_chave" => "DISLEXIA, DIAGNÓSTICO, ALUNO, PROFESSOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA4_ID2650_22102016201804.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SONALI DUARTE JERONIMO" "autor_nome_curto" => "SONALI DUARTE" "autor_email" => "sonaly_med@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [▶ "id" => 22819 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 871 "inscrito_id" => 2650 "titulo" => "DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: A IMPORTÂNCIA DO FAZER DO PROFESSOR PARA INCLUSÃO DO ALUNO DISLÉXICO" "resumo" => "As dificuldades que atrapalham o processo de alfabetização de uma criança são várias, e podem ser de razões físicas, culturais, sociais, econômicas, pedagógicas e/ou emocionais. Contudo, não devemos negar que há também uma parcela de crianças que falha no processo de aprendizagem porque têm uma condição de ordem funcional, como é o caso dos disléxicos. E a dislexia é uma das dificuldades de aprendizagem mais comumente encontradas no ambiente escolar, e que na maioria dos casos passa despercebida aos olhos dos nossos educadores pela falta de entendimento sobre o que vem a ser essa dificuldade de aprendizagem, assim como, as consequências que a falta de metodologias adequadas para seu tratamento pode ocasionar. Com base nisso, a presente pesquisa tem como objetivo enfatizar o que vem a ser dislexia, quais os principais critérios que devem ser observados no momento do diagnóstico da dislexia, a necessidade de um diagnóstico precoce como forma de prevenir o fracasso escolar dos alunos que apresentam a dislexia e a importância do fazer do professor para a inclusão dos alunos disléxicos. Assim como, expomos o resultado de um estudo realizado com um grupo formado por vinte professores de uma Escola Municipal da Cidade de Montanhas/RN, por meio do qual, constatamos a necessidade de formação continuada desses docentes no que concerne ao conhecimento sobre a dislexia. Posteriormente, apresentamos neste artigo, a proposta de intervenção que aplicamos para esses docentes e, os resultados obtidos após a aplicação da intervenção demostram que a falta de informação dos professores sobre o que é a dislexia implica não apenas na exclusão dos alunos disléxicos, mas também, na segregação da aprendizagem desses alunos, causando traumas irreparáveis, tanto na sua vida pessoal quanto na sua formação escolar. ◀As dificuldades que atrapalham o processo de alfabetização de uma criança são várias, e podem ser de razões físicas, culturais, sociais, econômicas, pedagógicas ▶" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-04 - DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO EDUCACIONAL" "palavra_chave" => "DISLEXIA, DIAGNÓSTICO, ALUNO, PROFESSOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA4_ID2650_22102016201804.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SONALI DUARTE JERONIMO" "autor_nome_curto" => "SONALI DUARTE" "autor_email" => "sonaly_med@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [▶ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [▶ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] }