Esse trabalho exibe um recorte de estudo em andamento, o qual apresenta como premissa compreender as potencialidades e o processo de formação da identidade dos graduandos em Letras/Libras, investigando suas percepções sobre o ensino na perspectiva da educação especial, para a construção da autoconsciência das transformações exigidas pelo processo formativo das políticas de inclusão. Pretende-se estudar o processo de formação identitária investigando as percepções e ponto de vista desses futuros profissionais e professores de Língua Brasileira de Sinais, tendo como campo de estudo o curso de Licenciatura em Letras/Libras da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA, localizada na região oeste do Rio Grande do Norte. Segundo os dados analisados para este trabalho, é possível considerar que os graduandos se sentem preparados para enfrentar a sala de aula e os desafios para implantação da Libras nas escolas, no ensino para alunos ouvintes e surdos. Por fim, consideramos que uma das contribuição mais relevante que, acreditamos, ter sido produzida por esta pesquisa foi mostrar a amplitude dos fatores envolvidos na formação da indentidade de professores para inclusão dos alunos especiais. Os principais teóricos os quais a pesquisa está embasada são: Nóvoa (1988), Borges e Tardif (2001), Catanti et al., (2000), além da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB e leis regulamentadoras do ensino de Libras.