Artigo Anais VII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

TABUADA EXCESSO DE CINCO E A TABUADA MÓVEL: UMA PROPOSTA DE ENSINO DE MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE PARINTINS/AM.

Palavra-chaves: OFICINA DE TABUADA, RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS, LÚDICO E APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Educação Matemática
"2015-11-10 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 17693
    "edicao_id" => 40
    "trabalho_id" => 119
    "inscrito_id" => 796
    "titulo" => "TABUADA EXCESSO DE CINCO E A TABUADA MÓVEL: UMA PROPOSTA DE ENSINO DE MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE PARINTINS/AM."
    "resumo" => "O presente estudo tem por finalidade apresentar os resultados obtidos através do projeto de intervenção “Oficina de Tabuada: aplicações na resolução de situações problemas no 1º Ano do Ensino Médio em uma Escola Estadual do município de Parintins” frente às dificuldades apresentadas na resolução de situações problemas pelos alunos, durante o processo de observação em sala de aula. Para atingir o objetivo proposto, realizaram se Oficinas de Tabuada como recurso lúdico, com a finalidade de melhorar a aprendizagem dos conteúdos matemáticos que envolvem resoluções de situações problemas utilizando a multiplicação e divisão. Foi realizada a revisão teórica com base em diversos autores sobre a aplicação da tabuada Móvel como recurso lúdico no ensino da matemática, bem como a sua aplicação como recurso de intervenção para facilitar o processo de aprendizagem. A pesquisa identificou que uma das alternativas para melhorar o ensino da matemática no Ensino Médio é utilizar o método da tabuada excesso de cinco e a tabuada móvel, pois é um recurso simples, barato e fácil de utilizar e além de ser um elemento motivador na aprendizagem dos alunos podendo também contribuir com a autonomia do aluno."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "OFICINA DE TABUADA, RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS, LÚDICO E APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA11_ID796_22102015014023.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ HOMERO SOARES DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "HOMERO"
    "autor_email" => "homerosoares2015@yahoo.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS UEA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VII FIPED"
    "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015"
    "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 17693
    "edicao_id" => 40
    "trabalho_id" => 119
    "inscrito_id" => 796
    "titulo" => "TABUADA EXCESSO DE CINCO E A TABUADA MÓVEL: UMA PROPOSTA DE ENSINO DE MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE PARINTINS/AM."
    "resumo" => "O presente estudo tem por finalidade apresentar os resultados obtidos através do projeto de intervenção “Oficina de Tabuada: aplicações na resolução de situações problemas no 1º Ano do Ensino Médio em uma Escola Estadual do município de Parintins” frente às dificuldades apresentadas na resolução de situações problemas pelos alunos, durante o processo de observação em sala de aula. Para atingir o objetivo proposto, realizaram se Oficinas de Tabuada como recurso lúdico, com a finalidade de melhorar a aprendizagem dos conteúdos matemáticos que envolvem resoluções de situações problemas utilizando a multiplicação e divisão. Foi realizada a revisão teórica com base em diversos autores sobre a aplicação da tabuada Móvel como recurso lúdico no ensino da matemática, bem como a sua aplicação como recurso de intervenção para facilitar o processo de aprendizagem. A pesquisa identificou que uma das alternativas para melhorar o ensino da matemática no Ensino Médio é utilizar o método da tabuada excesso de cinco e a tabuada móvel, pois é um recurso simples, barato e fácil de utilizar e além de ser um elemento motivador na aprendizagem dos alunos podendo também contribuir com a autonomia do aluno."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "OFICINA DE TABUADA, RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS, LÚDICO E APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA11_ID796_22102015014023.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ HOMERO SOARES DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "HOMERO"
    "autor_email" => "homerosoares2015@yahoo.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS UEA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VII FIPED"
    "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015"
    "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de novembro de 2015

Resumo

O presente estudo tem por finalidade apresentar os resultados obtidos através do projeto de intervenção “Oficina de Tabuada: aplicações na resolução de situações problemas no 1º Ano do Ensino Médio em uma Escola Estadual do município de Parintins” frente às dificuldades apresentadas na resolução de situações problemas pelos alunos, durante o processo de observação em sala de aula. Para atingir o objetivo proposto, realizaram se Oficinas de Tabuada como recurso lúdico, com a finalidade de melhorar a aprendizagem dos conteúdos matemáticos que envolvem resoluções de situações problemas utilizando a multiplicação e divisão. Foi realizada a revisão teórica com base em diversos autores sobre a aplicação da tabuada Móvel como recurso lúdico no ensino da matemática, bem como a sua aplicação como recurso de intervenção para facilitar o processo de aprendizagem. A pesquisa identificou que uma das alternativas para melhorar o ensino da matemática no Ensino Médio é utilizar o método da tabuada excesso de cinco e a tabuada móvel, pois é um recurso simples, barato e fácil de utilizar e além de ser um elemento motivador na aprendizagem dos alunos podendo também contribuir com a autonomia do aluno.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.