RODRIGUES, José Albos et al.. Relatos de impactos da avaliação contínua na educação. Anais VII FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/17687>. Acesso em: 22/12/2024 10:34
Resumo: A formação do professor e a prática de ensino nos últimos anos têm ganhado destaque nas políticas públicas e instituições de ensino. Merecem destaques as inquietações sobre a metodologia de ensino e avaliação no processo de formação e atuação docente. Estas inquietações decorrem de novas demandas e exigências do mundo atual que merecem ser revisitadas. Refletindo sobre a necessidade de um método de ensino significativo e emancipador, que facilite a organização eficaz das oportunidades de aprendizagem e permita ao educando transitar pelos diferentes contextos sociais, atuando de forma ativa e participativa nas diversas práticas e demandas da sociedade, o nosso objetivo neste artigo é apresentar alguns relatos e reflexões de um professor em exercício sobre os impactos da avaliação contínua. Para tanto, nos fundamentamos nas discussões e recomendações de documentos legais, a saber: LDBEN (9.394/96), Parâmetros Curriculares Nacionais e Diretrizes Curriculares Nacionais. Permeiam essas investigações a avaliação contínua e o uso efetivo da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) na prática pedagógica, as experiências vividas por um professor de TIC em exercício que, durante sua prática de ensino, acompanhou de perto os impactos e mudanças de uma metodologia de avaliação e suas implicações para a vida do educando e, consequentemente, do seu futuro profissional. As experiências culminaram com redução na evasão, elevação dos indicadores de desempenho, mudanças culturais no espaço pedagógico e ressignificação da prática pedagógica mediada pela ação diagnóstica.