DINIZ, Maria Ismelry. A formação do leitor literário no ensino médio. Anais VII FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/17452>. Acesso em: 22/12/2024 11:16
Resumo: A leitura literária no contexto escolar vem se apresentando ao longo do tempo como prática pedagógica suscetível de problematizações, fato observado facilmente nos diversos trabalhos que abrangem esse tema. Sendo assim, o presente artigo, que se soma a tantos outros realizados no intuito de provocar reflexões sobre o efeito da leitura literária na formação de sujeitos críticos e autônomos, consiste na investigação acerca da constituição do perfil leitor no âmbito da leitura literária direcionada ao ensino médio, objetivando dessa forma, entender questões relacionadas ao desinteresse pela arte literária no contexto escolar. Metodologicamente, para além da pesquisa bibliográfica que subsidiou esse trabalho, realizou-se também, a pesquisa de campo que possibilitou a aplicação de questionários direcionados aos alunos das respectivas turmas do ensino médio. A partir da análise realizada, foi possível observar que o perfil de leitores de textos literários se constitui de alunos que gostam de ler fora do ambiente escolar, à sua maneira. Por fim, concluímos que a escola juntamente com o professor, precisam rever seus critérios de seleção ante os textos/obras literárias trabalhadas em sala de aula, com vistas a oferecer conteúdos que possam ser estimulantes na formação de perfis de leitores que leem prazerosamente tanto dentro como fora do contexto escolar, otimizando dessa forma, outros contornos à realidade acerca da leitura literária.