FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES SOBRE O PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
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Este trabalho fundamenta-se em autores como: Freire (2002), Garcia (1995), Imbernóm (2010), Ludke (2012), Longarezzi (2013) entre outros que abordam a temática. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, com abordagem fenomenológica que intentou descobrir e refletir sobre experiências dentro de um processo de formação docente e as complexidades que subsistem neste processo. O instrumento de pesquisa utilizado para a coleta de dados foi um questionário com perguntas abertas, pelo qual se descobriu os grandes desafios e dificuldades que permeiam a formação docente, como renda, segurança, falta de valorização profissional e incentivo à carreira. No entanto, verificaram-se relevantes conquistas na prática pedagógica dos acadêmicos do PARFOR bem como a oportunidade de inserção profissional que demanda graus de estudos cada vez mais elevados. Todavia, existem pontos divergentes no PARFOR que, de certa forma, comprometem a formação docente. 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