Artigo Anais VII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL: POSSIBILIDADES EM SALA DE AULA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: ENSINO DE HISTÓRIA, FORMAÇÃO DE PROFESSOR, HISTÓRIA LOCAL Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission História da Educação
"2015-11-10 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 17562
    "edicao_id" => 40
    "trabalho_id" => 88
    "inscrito_id" => 481
    "titulo" => "ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL: POSSIBILIDADES EM SALA DE AULA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Este artigo desenvolve uma reflexão sobre o uso da história local e sua contribuição no Ensino de História nos Anos Iniciais do ensino fundamental. Partindo da preocupação com este tema já no processo de formação inicial de professores, trazemos para refletir uma das nossas experiências que vem sendo desenvolvidas no processo de formação docente no curso de Pedagogia do Centro de Estudos Superiores de Parintins – CESP da Universidade do Estado do Amazonas – UEA, sendo a História Local motivador desde a pesquisa durante as disciplinas ligadas ao ensino de História nos anos iniciais , como a experiência prática que orienta e desafia a planejar e executar possibilidades de temas históricos a partir da história local em sala de aula dos anos iniciais do ensino fundamental. Para respaldo teórico usou-se CAIMI (2010), FERNANDES (1995), SCHMIDT (2009) entre outros."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "História da Educação"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE HISTÓRIA, FORMAÇÃO DE PROFESSOR, HISTÓRIA LOCAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA1_ID481_19102015000634.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEANE ALVES PRISCO"
    "autor_nome_curto" => "JEANE"
    "autor_email" => "jeane18_paty@hotmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE PARINTINS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VII FIPED"
    "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015"
    "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 17562
    "edicao_id" => 40
    "trabalho_id" => 88
    "inscrito_id" => 481
    "titulo" => "ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL: POSSIBILIDADES EM SALA DE AULA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Este artigo desenvolve uma reflexão sobre o uso da história local e sua contribuição no Ensino de História nos Anos Iniciais do ensino fundamental. Partindo da preocupação com este tema já no processo de formação inicial de professores, trazemos para refletir uma das nossas experiências que vem sendo desenvolvidas no processo de formação docente no curso de Pedagogia do Centro de Estudos Superiores de Parintins – CESP da Universidade do Estado do Amazonas – UEA, sendo a História Local motivador desde a pesquisa durante as disciplinas ligadas ao ensino de História nos anos iniciais , como a experiência prática que orienta e desafia a planejar e executar possibilidades de temas históricos a partir da história local em sala de aula dos anos iniciais do ensino fundamental. Para respaldo teórico usou-se CAIMI (2010), FERNANDES (1995), SCHMIDT (2009) entre outros."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "História da Educação"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE HISTÓRIA, FORMAÇÃO DE PROFESSOR, HISTÓRIA LOCAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA1_ID481_19102015000634.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEANE ALVES PRISCO"
    "autor_nome_curto" => "JEANE"
    "autor_email" => "jeane18_paty@hotmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE PARINTINS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VII FIPED"
    "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015"
    "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de novembro de 2015

Resumo

Este artigo desenvolve uma reflexão sobre o uso da história local e sua contribuição no Ensino de História nos Anos Iniciais do ensino fundamental. Partindo da preocupação com este tema já no processo de formação inicial de professores, trazemos para refletir uma das nossas experiências que vem sendo desenvolvidas no processo de formação docente no curso de Pedagogia do Centro de Estudos Superiores de Parintins – CESP da Universidade do Estado do Amazonas – UEA, sendo a História Local motivador desde a pesquisa durante as disciplinas ligadas ao ensino de História nos anos iniciais , como a experiência prática que orienta e desafia a planejar e executar possibilidades de temas históricos a partir da história local em sala de aula dos anos iniciais do ensino fundamental. Para respaldo teórico usou-se CAIMI (2010), FERNANDES (1995), SCHMIDT (2009) entre outros.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.