GESTÃO ESCOLAR: A FORMAÇÃO DO GESTOR NO CAMINHO DA DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA
"2015-11-10 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 17594 "edicao_id" => 40 "trabalho_id" => 294 "inscrito_id" => 519 "titulo" => "GESTÃO ESCOLAR: A FORMAÇÃO DO GESTOR NO CAMINHO DA DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA" "resumo" => """ o referido trabalho tem por objetivo, apresentar e discutir os resultados de uma pesquisa sobre a formação e a função do gestor escolar da escola pública do município de Parintins. A função do gestor escolar envolve vários aspectos desde os pedagógicos, burocráticos e administrativos e deve ser mediada com a finalidade de oferecer aos educandos o processo de ensino e aprendizagens significativas. Esse conjunto de ações quando interligados e desenvolvidos coletivamente, apresentam no interior do espaço escolar uma relação reciproca e democrática de todos os agentes envolvidos. A instituição está localizada no centro da cidade de Parintins, recebe alunos de bairros próximos e afastados da escola, além de atender um grande número de crianças indígenas oriundas de comunidades próximas a cidade. Os desafios enfrentados pela gestão educacional tornam-se pontos de partida para repensar as formas de gerir um espaço em que a sociedade deposita total responsabilidade de vencer barreiras e conflitos sociais, culturais, étnicos, raciais, além de acreditar na ascensão social do indivíduo. Portanto, para desenvolver a função social da escola, de formar pessoas críticas e conscientes para o exercício da cidadania, e´ necessário a atuação de um bom gestor nesse processo, que conheça os caminhos a serem percorridos tanto teóricos quanto metodológicos. O papel do conselho escolar pode favorecer maior participação da comunidade escolar. Deve-se pensar atos democráticos e participativos, que englobe o conjunto de ações e sujeitos que construam coletivamente a escola que forme o cidadão em todos os aspectos.\r\n \r\n Samara Nunes Cativo; Soraia Garcia Gomes; Luiz Carlos Souza da Silva Filho; Eliseu da Silva Souza. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Política, Planejamento e Gestão Educacional" "palavra_chave" => "GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DO GESTOR, CONSELHO ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA6_ID519_29102015122503.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-10 12:46:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SORAIA GARCIA GOMES" "autor_nome_curto" => "SORAIA" "autor_email" => "soraia.gomes2012@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VII FIPED" "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015" "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg" "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 17594 "edicao_id" => 40 "trabalho_id" => 294 "inscrito_id" => 519 "titulo" => "GESTÃO ESCOLAR: A FORMAÇÃO DO GESTOR NO CAMINHO DA DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA" "resumo" => """ o referido trabalho tem por objetivo, apresentar e discutir os resultados de uma pesquisa sobre a formação e a função do gestor escolar da escola pública do município de Parintins. A função do gestor escolar envolve vários aspectos desde os pedagógicos, burocráticos e administrativos e deve ser mediada com a finalidade de oferecer aos educandos o processo de ensino e aprendizagens significativas. Esse conjunto de ações quando interligados e desenvolvidos coletivamente, apresentam no interior do espaço escolar uma relação reciproca e democrática de todos os agentes envolvidos. A instituição está localizada no centro da cidade de Parintins, recebe alunos de bairros próximos e afastados da escola, além de atender um grande número de crianças indígenas oriundas de comunidades próximas a cidade. Os desafios enfrentados pela gestão educacional tornam-se pontos de partida para repensar as formas de gerir um espaço em que a sociedade deposita total responsabilidade de vencer barreiras e conflitos sociais, culturais, étnicos, raciais, além de acreditar na ascensão social do indivíduo. Portanto, para desenvolver a função social da escola, de formar pessoas críticas e conscientes para o exercício da cidadania, e´ necessário a atuação de um bom gestor nesse processo, que conheça os caminhos a serem percorridos tanto teóricos quanto metodológicos. O papel do conselho escolar pode favorecer maior participação da comunidade escolar. Deve-se pensar atos democráticos e participativos, que englobe o conjunto de ações e sujeitos que construam coletivamente a escola que forme o cidadão em todos os aspectos.\r\n \r\n Samara Nunes Cativo; Soraia Garcia Gomes; Luiz Carlos Souza da Silva Filho; Eliseu da Silva Souza. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Política, Planejamento e Gestão Educacional" "palavra_chave" => "GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DO GESTOR, CONSELHO ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA6_ID519_29102015122503.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-10 12:46:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SORAIA GARCIA GOMES" "autor_nome_curto" => "SORAIA" "autor_email" => "soraia.gomes2012@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VII FIPED" "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015" "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg" "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }