Artigo Anais VII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

LEITURAS DE FREINET NO BRASIL

Palavra-chaves: CÉLESTIN FREINET, PEDAGOGIA FREINETIANA, HISTORIA DA PEDAGOGIA Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission História da Educação
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Publicado em 10 de novembro de 2015

Resumo

Iniciaremos este trabalho apresentando o cenário histórico educacional da chegada da teoria de Freinet em nosso país, descrevendo os elementos principais para um melhor entendimento da discussão. Nosso objetivo é tentar compreender de que maneira a teoria é interpretada por grandes teóricos da educação brasileira, assim como discutir brevemente o modo como suas ideias foram aplicadas em solo nacional. Para tanto, esboçaremos nosso entendimento sobre as duas concepções que comumente enquadram Freinet no país: ora o tratando como um escolanovista, portanto, integrando-o às tendências liberais, ora o considerando um autor progressista libertário. A interpretação desse panorama é necessária, a título de compreensão das muitas leituras feitas de Freinet no país, especialmente porque poucas levam em consideração a sua obra como o todo e, principalmente, além de destacarem o caráter fundamental central do conceito trabalho em sua obra. Nesse sentido, nossos esforços caminham na tentativa de contribuir para uma leitura que elucide e fundamente o trabalho como centro de sua teoria e prática pedagógica. Trazer elementos para uma melhor compreensão foi nosso objetivo, visto que é um autor conhecido por muitos no Brasil, mas que pouco é fruto de investigações e aprofundamentos em meio aos cursos de formação docente.

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