Artigo Anais VII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

A ARTICULAÇÃO ENSINO E PESQUISA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UECE

Palavra-chaves: PEDAGOGIA, ENSINO E PESQUISA, REFLEXIVIDADE, AÇÃO DOCENTE Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Formação, Profissionalização e Trabalho Docente
"2015-11-11 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 17436
    "edicao_id" => 40
    "trabalho_id" => 263
    "inscrito_id" => 294
    "titulo" => "A ARTICULAÇÃO ENSINO E PESQUISA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UECE"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta uma reflexão sobre ensino e pesquisa na prática docente no curso de licenciatura em pedagogia, desenvolvido na Universidade Estadual do Ceará – UECE. Buscamos identificar possíveis atividades de pesquisa que caracterizem mudanças na atuação profissional do professor, no modo de conduzir seu próprio trabalho e suas implicações na formação de novos professores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa onde foram analisados cinquenta e sete (57) currículos Lattes de professores do curso de Pedagogia da UECE, no intuito de identificar a participação em projeto de pesquisa, publicações e orientação de produções. O mapeamento foi realizado através da Plataforma Lattes, considerando o período de 2013 a 2015.  A iniciativa é apoiada pelo Programa Observatório da Educação – OBEDUC/CAPES (Edital n°049/2012), intitulado "Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica”. Os resultados anunciam que 30% dos professores do referido curso não desenvolvem nenhuma atividade de pesquisa, o que significa uma ausência da produção cientifica, seja por meio de orientação ou participação em grupo de pesquisa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Formação, Profissionalização e Trabalho Docente"
    "palavra_chave" => "PEDAGOGIA, ENSINO E PESQUISA, REFLEXIVIDADE, AÇÃO DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA25_ID294_23102015231531.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARILIA DUARTE GUIMARAES"
    "autor_nome_curto" => "MARILIA DUARTE"
    "autor_email" => "mariliaguimaraes.trab@hot"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARA - UECE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VII FIPED"
    "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015"
    "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-11-11 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 17436
    "edicao_id" => 40
    "trabalho_id" => 263
    "inscrito_id" => 294
    "titulo" => "A ARTICULAÇÃO ENSINO E PESQUISA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UECE"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta uma reflexão sobre ensino e pesquisa na prática docente no curso de licenciatura em pedagogia, desenvolvido na Universidade Estadual do Ceará – UECE. Buscamos identificar possíveis atividades de pesquisa que caracterizem mudanças na atuação profissional do professor, no modo de conduzir seu próprio trabalho e suas implicações na formação de novos professores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa onde foram analisados cinquenta e sete (57) currículos Lattes de professores do curso de Pedagogia da UECE, no intuito de identificar a participação em projeto de pesquisa, publicações e orientação de produções. O mapeamento foi realizado através da Plataforma Lattes, considerando o período de 2013 a 2015.  A iniciativa é apoiada pelo Programa Observatório da Educação – OBEDUC/CAPES (Edital n°049/2012), intitulado "Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica”. Os resultados anunciam que 30% dos professores do referido curso não desenvolvem nenhuma atividade de pesquisa, o que significa uma ausência da produção cientifica, seja por meio de orientação ou participação em grupo de pesquisa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Formação, Profissionalização e Trabalho Docente"
    "palavra_chave" => "PEDAGOGIA, ENSINO E PESQUISA, REFLEXIVIDADE, AÇÃO DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA25_ID294_23102015231531.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARILIA DUARTE GUIMARAES"
    "autor_nome_curto" => "MARILIA DUARTE"
    "autor_email" => "mariliaguimaraes.trab@hot"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARA - UECE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VII FIPED"
    "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015"
    "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-11-11 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de novembro de 2015

Resumo

Este trabalho apresenta uma reflexão sobre ensino e pesquisa na prática docente no curso de licenciatura em pedagogia, desenvolvido na Universidade Estadual do Ceará – UECE. Buscamos identificar possíveis atividades de pesquisa que caracterizem mudanças na atuação profissional do professor, no modo de conduzir seu próprio trabalho e suas implicações na formação de novos professores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa onde foram analisados cinquenta e sete (57) currículos Lattes de professores do curso de Pedagogia da UECE, no intuito de identificar a participação em projeto de pesquisa, publicações e orientação de produções. O mapeamento foi realizado através da Plataforma Lattes, considerando o período de 2013 a 2015. A iniciativa é apoiada pelo Programa Observatório da Educação – OBEDUC/CAPES (Edital n°049/2012), intitulado "Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica”. Os resultados anunciam que 30% dos professores do referido curso não desenvolvem nenhuma atividade de pesquisa, o que significa uma ausência da produção cientifica, seja por meio de orientação ou participação em grupo de pesquisa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.