Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROCESSO DE APRENDIZADO CIENTÍFICO ATRAVÉS DE ATIVIDADES VOLTAS À POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA.

Palavra-chaves: ENSINO DE CIÊNCIAS, ESTRATÉGIAS DE ENSINO, ESCOLAS PÚBLICAS Pôster (PO) / Poster Submission Popularização da Ciência
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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Introdução: O ensino de ciências se apresenta interligado às demais áreas do conhecimento de forma interdisciplinar, o professor tem por desafio tornar o ensino atraente, motivador e instigante, capaz de desenvolver no aluno a motivação para o saber científico com senso crítico. Nesta perspectiva, algumas questões interligadas entre conhecimento, sociedade e educação são discutidas para o desenvolvimento de metodologias que aperfeiçoem a educação melhorando a compreensão e desenvolvimento dos estudantes. Este trabalho teve como objetivos: Descrever as ações do PROAFE (Programa de Apoio à Formação e ao Ensino no Município de Campina Grande – PB) frente a escolas públicas de educação básica do município através da parceria do projeto de extensão. Ações construtivas para o ensino de Ciências nas escolas públicas municipal da Cidade de Campina Grande-PB, vinculado ao departamento de Química da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), desenvolvido no Museu Vivo da Ciência. Metodologia: A pesquisa desenvolvida apresenta característica de um estudo exploratório, quantitativo, qualitativo, incluindo levantamento bibliográfico, documental, entrevistas e estudos de caso. O critério de inclusão envolve os professores de Ciências, professores em formação e alunos do ensino fundamental II. As atividades experimentais são desenvolvidas nos turnos da manhã e tarde, durante três (03) dias consecutivos da semana (de terça à quinta-feira). Será reservado mais um (01) para planejamento e avaliações das atividades dos alunos e professores orientadores envolvidos no Programa. Semanalmente as atividades correspondem a 20 horas/aula para cada uma das áreas temáticas, perfazendo um total de 80 (oitenta) horas semanais. Para cada mês será definida uma unidade temática onde um experimento será trabalhado com os alunos da Rede Municipal de Ensino. Resultados e discussões: Para verificar o desenvolvimento das ações desenvolvidas no projeto, fizemos uma avaliação do aprendizado dos conceitos tratados nas aulas de laboratório. Os dados foram obtidos através de um questionário relacionado aos trabalhos realizados nas aulas. Os resultados mostram que 15 % dos alunos afirmaram que a metodologia trabalhada pelos alunos monitores do projeto foi baseada no modelo tradicional, 35% afirmaram que as aulas foram dinâmicas e 60% consideram inovadoras, que representa aceitação da maioria dos sujeitos envolvidos na pesquisa. De acordo com os resultados reportados nesta pesquisa podemos afirmar que os professores em formação inicial vêm se apropriando de uma prática diferente do modelo de ensino transmissão/recepção. Conclusão: O objetivo das ações deste trabalho é incentivar o Ensino de Ciências da Natureza na perspectiva da alfabetização científica, buscando desenvolver nos alunos competências e habilidades necessárias para resolução de problemas relacionados com o seu contexto sociocultural e aumentar a percepção desses jovens em torno das aplicações práticas do ensino de Ciência na sociedade contemporânea. De acordo com os resultados obtidos, podemos afirmar que as ações do projeto potencializando o Ensino Ciências por meio de aulas práticas para os alunos das Escolas Públicas Municipal da cidade de Campina Grande-PB contribuíram com o envolvimento dos alunos com a Ciência motivando – os há aprender conceitos científicos que futuramente ampliaram seus conhecimentos tornando os cidadãos críticos e reflexivos. Palavra-chave: Ensino de ciências. Estratégias de ensino. Escolas públicas.

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