A PERCEPÇÃO DO SOLO PELOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA PRÁTICA DE EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 15267 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 598 "inscrito_id" => 3962 "titulo" => "A PERCEPÇÃO DO SOLO PELOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA PRÁTICA DE EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA" "resumo" => "Os estudos de percepção ambiental são importantes, na medida em que permitem compreender como os sujeitos sociais entendem o ambiente, evidenciando sua consciência do mundo, estando relacionando a aprendizagem e sensibilização envolvida nos processos de Educação Ambiental, podendo funcionar como ferramenta para auxiliar na construção de propostas e projetos. O objetivo deste trabalho foi identificar a percepção ambiental do solo pelos estudantes do ensino fundamental, através de atividades práticas e visita monitorada. A ação foi realizada no Espaço de Educação em Solos, da Universidade Federal de Campina Grande, no Campus de Sumé-PB, durante o mês de junho de 2015, com 36 estudantes na faixa etária entre 10 a 13 anos, do 6º ano. A estratégia para avaliação da percepção constou da realização de uma redação, com a pergunta geradora: Qual a importância do solo para o meio ambiente? Os resultados comprovaram que (60%) dos estudantes não sabiam de sua importância, enquanto (40%) sabiam. Os resultados comprovaram que os estudantes tem percepção ainda incipiente sobre solos, evidenciando a necessidade da proposição de projetos que norteiem a aprendizagem, somadas às ações em sala de aula, como premissa para minimizar a degradação dos solos e a valorização da Natureza." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Educação Ambiental" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO EM SOLOS, CONSERVAÇÃO, AMBIENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA10_ID3962_14082015170553.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLEOMÁRIA GONÇALVES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CLEOMÁRIA" "autor_email" => "cleomariasilva@yahoo.com." "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 15267 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 598 "inscrito_id" => 3962 "titulo" => "A PERCEPÇÃO DO SOLO PELOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA PRÁTICA DE EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA" "resumo" => "Os estudos de percepção ambiental são importantes, na medida em que permitem compreender como os sujeitos sociais entendem o ambiente, evidenciando sua consciência do mundo, estando relacionando a aprendizagem e sensibilização envolvida nos processos de Educação Ambiental, podendo funcionar como ferramenta para auxiliar na construção de propostas e projetos. O objetivo deste trabalho foi identificar a percepção ambiental do solo pelos estudantes do ensino fundamental, através de atividades práticas e visita monitorada. A ação foi realizada no Espaço de Educação em Solos, da Universidade Federal de Campina Grande, no Campus de Sumé-PB, durante o mês de junho de 2015, com 36 estudantes na faixa etária entre 10 a 13 anos, do 6º ano. A estratégia para avaliação da percepção constou da realização de uma redação, com a pergunta geradora: Qual a importância do solo para o meio ambiente? Os resultados comprovaram que (60%) dos estudantes não sabiam de sua importância, enquanto (40%) sabiam. Os resultados comprovaram que os estudantes tem percepção ainda incipiente sobre solos, evidenciando a necessidade da proposição de projetos que norteiem a aprendizagem, somadas às ações em sala de aula, como premissa para minimizar a degradação dos solos e a valorização da Natureza." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Educação Ambiental" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO EM SOLOS, CONSERVAÇÃO, AMBIENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA10_ID3962_14082015170553.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLEOMÁRIA GONÇALVES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CLEOMÁRIA" "autor_email" => "cleomariasilva@yahoo.com." "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }