Os estudos de percepção ambiental são importantes, na medida em que permitem compreender como os sujeitos sociais entendem o ambiente, evidenciando sua consciência do mundo, estando relacionando a aprendizagem e sensibilização envolvida nos processos de Educação Ambiental, podendo funcionar como ferramenta para auxiliar na construção de propostas e projetos. O objetivo deste trabalho foi identificar a percepção ambiental do solo pelos estudantes do ensino fundamental, através de atividades práticas e visita monitorada. A ação foi realizada no Espaço de Educação em Solos, da Universidade Federal de Campina Grande, no Campus de Sumé-PB, durante o mês de junho de 2015, com 36 estudantes na faixa etária entre 10 a 13 anos, do 6º ano. A estratégia para avaliação da percepção constou da realização de uma redação, com a pergunta geradora: Qual a importância do solo para o meio ambiente? Os resultados comprovaram que (60%) dos estudantes não sabiam de sua importância, enquanto (40%) sabiam. Os resultados comprovaram que os estudantes tem percepção ainda incipiente sobre solos, evidenciando a necessidade da proposição de projetos que norteiem a aprendizagem, somadas às ações em sala de aula, como premissa para minimizar a degradação dos solos e a valorização da Natureza.