Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DOS MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULÁVEIS NO ENSINO DE ÁLGEBRA COMO FORMA DE ESTÍMULO À APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULÁVEIS, SABERES, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Educação Matemática
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16610
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1483
    "inscrito_id" => 809
    "titulo" => "O USO DOS MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULÁVEIS NO ENSINO DE ÁLGEBRA COMO FORMA DE ESTÍMULO À APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Este trabalho tem como intuito principal descrever as experiências vivenciadas no componente curricular Estágio Supervisionado IV do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Cajazeiras – PB, bem como focar na importância de trabalhar atividades pautadas no uso de materiais didáticos manipuláveis com alunos do 8º ano do ensino fundamental da Educação de Jovens e Adultos (EJA), despertando a motivação, o raciocínio lógico-matemático e a construção do conhecimento no que se diz respeito à introdução da álgebra. A partir dessa experiência foi possível refletir com criticidade a prática pedagógica com ênfase nos processos de ensino e aprendizagem da Matemática para projetarmos ações educativas fundamentadas na utilização e adaptação dos materiais didáticos manipuláveis no ensino da Matemática, tendo em vista que a Educação Matemática e suas tendências atuais colaboram de forma significativa para a ampliação dos saberes construídos em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULÁVEIS, SABERES, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA8_ID809_06092015225325.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARLON TARDELLY MORAIS CAVALCANTE"
    "autor_nome_curto" => "MARLON TARDELLY"
    "autor_email" => "marlontardelly@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16610
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1483
    "inscrito_id" => 809
    "titulo" => "O USO DOS MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULÁVEIS NO ENSINO DE ÁLGEBRA COMO FORMA DE ESTÍMULO À APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Este trabalho tem como intuito principal descrever as experiências vivenciadas no componente curricular Estágio Supervisionado IV do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Cajazeiras – PB, bem como focar na importância de trabalhar atividades pautadas no uso de materiais didáticos manipuláveis com alunos do 8º ano do ensino fundamental da Educação de Jovens e Adultos (EJA), despertando a motivação, o raciocínio lógico-matemático e a construção do conhecimento no que se diz respeito à introdução da álgebra. A partir dessa experiência foi possível refletir com criticidade a prática pedagógica com ênfase nos processos de ensino e aprendizagem da Matemática para projetarmos ações educativas fundamentadas na utilização e adaptação dos materiais didáticos manipuláveis no ensino da Matemática, tendo em vista que a Educação Matemática e suas tendências atuais colaboram de forma significativa para a ampliação dos saberes construídos em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULÁVEIS, SABERES, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA8_ID809_06092015225325.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARLON TARDELLY MORAIS CAVALCANTE"
    "autor_nome_curto" => "MARLON TARDELLY"
    "autor_email" => "marlontardelly@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Este trabalho tem como intuito principal descrever as experiências vivenciadas no componente curricular Estágio Supervisionado IV do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Cajazeiras – PB, bem como focar na importância de trabalhar atividades pautadas no uso de materiais didáticos manipuláveis com alunos do 8º ano do ensino fundamental da Educação de Jovens e Adultos (EJA), despertando a motivação, o raciocínio lógico-matemático e a construção do conhecimento no que se diz respeito à introdução da álgebra. A partir dessa experiência foi possível refletir com criticidade a prática pedagógica com ênfase nos processos de ensino e aprendizagem da Matemática para projetarmos ações educativas fundamentadas na utilização e adaptação dos materiais didáticos manipuláveis no ensino da Matemática, tendo em vista que a Educação Matemática e suas tendências atuais colaboram de forma significativa para a ampliação dos saberes construídos em sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.