DIÁLOGO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO PAPEL DO PROFESSOR NA CONSTRUÇÃO DA FORMAÇÃO HUMANA DO ALUNO
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 15753 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1441 "inscrito_id" => 2286 "titulo" => "DIÁLOGO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO PAPEL DO PROFESSOR NA CONSTRUÇÃO DA FORMAÇÃO HUMANA DO ALUNO" "resumo" => "O presente artigo ressalta o papel do professor na formação humana do aluno, tomando por base os pensamentos de Freire, Arroyo e Gramsci, que mesmo não tendo escrito somente aos professores, deixaram escritas suas teorias que servem bastante de embasamento para a prática pedagógica dos mesmos. Os pensamentos destes autores são muito abrangentes e dão conta de vários aspectos que são necessários para o fazer docente, no entanto, neste trabalho, o foco será na formação humana do aluno, tendo o professor como mediador neste processo. Far-se-á um diálogo entre estes autores, a partir das respectivas obras: Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Docente (1996), Currículo, território em disputa (2013), Gramsci e a escola (1988) e A escola de Gramsci (2010), pois estes trazem à tona questões referentes à formação humana do ser, da conscientização, da superação do senso comum, do valor que se tem as experiências sociais, entre outras. Objetiva-se com este artigo, refletir sobre a importância do papel do professor na formação humana do aluno, sendo sujeito ativo e mediador neste processo e discutir sobre a formação do próprio professor como instrumento crucial nesta construção. Portanto, a preocupação de provocar tal reflexão acerca desta temática, se faz jus na realidade. Subentende-se que, a escola também é espaço de formação humana, que aprender valores e atitudes, não é “perder tempo”. O professor tem importante papel na construção da formação humana dos alunos, mas para isso, este professor precisa ter uma formação humana consistente, que inacabada, está em constante construção." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO HUMANA, PROFESSOR, ALUNO, ESCOLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID2286_06092015163043.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FARBÊNIA KÁTIA SANTOS DE MOURA" "autor_nome_curto" => "FARBÊNIA" "autor_email" => "katiasantos.santos@yahoo." "autor_ies" => "FAS - FACULDADE DE SELVÍRIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 15753 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1441 "inscrito_id" => 2286 "titulo" => "DIÁLOGO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO PAPEL DO PROFESSOR NA CONSTRUÇÃO DA FORMAÇÃO HUMANA DO ALUNO" "resumo" => "O presente artigo ressalta o papel do professor na formação humana do aluno, tomando por base os pensamentos de Freire, Arroyo e Gramsci, que mesmo não tendo escrito somente aos professores, deixaram escritas suas teorias que servem bastante de embasamento para a prática pedagógica dos mesmos. Os pensamentos destes autores são muito abrangentes e dão conta de vários aspectos que são necessários para o fazer docente, no entanto, neste trabalho, o foco será na formação humana do aluno, tendo o professor como mediador neste processo. Far-se-á um diálogo entre estes autores, a partir das respectivas obras: Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Docente (1996), Currículo, território em disputa (2013), Gramsci e a escola (1988) e A escola de Gramsci (2010), pois estes trazem à tona questões referentes à formação humana do ser, da conscientização, da superação do senso comum, do valor que se tem as experiências sociais, entre outras. Objetiva-se com este artigo, refletir sobre a importância do papel do professor na formação humana do aluno, sendo sujeito ativo e mediador neste processo e discutir sobre a formação do próprio professor como instrumento crucial nesta construção. Portanto, a preocupação de provocar tal reflexão acerca desta temática, se faz jus na realidade. Subentende-se que, a escola também é espaço de formação humana, que aprender valores e atitudes, não é “perder tempo”. O professor tem importante papel na construção da formação humana dos alunos, mas para isso, este professor precisa ter uma formação humana consistente, que inacabada, está em constante construção." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO HUMANA, PROFESSOR, ALUNO, ESCOLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID2286_06092015163043.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FARBÊNIA KÁTIA SANTOS DE MOURA" "autor_nome_curto" => "FARBÊNIA" "autor_email" => "katiasantos.santos@yahoo." "autor_ies" => "FAS - FACULDADE DE SELVÍRIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }