Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SIMETRIA E ARTES VISUAIS

Palavra-chaves: SIMETRIA, MATEMÁTICA, ARTES VISUAIS, PESQUISA Pôster (PO) / Poster Submission Educação Matemática
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16955
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2291
    "inscrito_id" => 8665
    "titulo" => "SIMETRIA E ARTES VISUAIS"
    "resumo" => "O presente trabalho trata-se de um artigo que faz parte de um portfólio acadêmico e foi o critério de aprovação do Projeto Integrador, este realizado pelos alunos do 3º período da Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Santa Cruz. Que teve como  objetivo central do foco estudar a simetria presente nas artes visuais. A partir de pesquisas realizadas, objetiva-se procurar o significado de simetria, seus conceitos e suas definições, assim onde se aplica dentro da matemática, e suas principais propriedades: Translação, rotação, reflexão e translação seguida de reflexão. Por fim identificar a simetria nas imagens, ou seja, nas fotos, pinturas, obras de artes e etc. O presente trabalho foi desenvolvido a partir de pesquisas bibliográficas, em relação a artigos científicos, monografias e livros. Sobre o conceito e a relação existente na Matemática, entre a simetria e as artes visuais que teve três objetivos centrais como foco de estudo. No primeiro momento foram feitas pesquisas com relação à História da simetria: onde e quando e quais foram às primeiras civilizações que utilizavam a simetria, de que forma elas eram utilizadas e para que fins. No segundo momento teve como foco pesquisar a simetria na Matemática, onde foram estudadas e conceituadas cada uma das suas principais propriedades (Reflexão, Rotação, Translação e Translação seguida de Reflexão), e como calcular algumas dessas propriedades. Por fim no terceiro momento foi investigado o uso e a presença da simetria nas artes visuais, onde podemos encontra-las e com podemos visualizar e identificar cada uma das simetrias os monumentos, prédios, pinturas, obras de artes em museus entre outros mais. Levando-se em conta a pesquisa realizada e o seus dados obtidos, conclui-se que a simetria desde o tempo antigo até os dias de hoje, é utilizada e encontrada de várias formas e em lugares possíveis, e ao longo do tempo ela tem realizado uma forte relação, e uma ligação precisa entre a matemática e as artes visuais, e que sua utilização quanto o seu estudo faz-se necessário em sala de aula para que aja por parte de alunos e professores um maior interesse e enriquecimento cultural nas escolas de nosso país, como também a realização de novas pesquisas cientifica para fortalecer e engrandecer este tema que por muitas vezes é pouco utilizado, sobre algo que tão importante tanto para a área da Matemática quanto na cultura, para que cada vez mais possa se obter conteúdos necessários o suficiente para uma melhor compreensão deste tema, que promove para o cidadão uma formação social e cultural dentro das escolas e fora delas."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "SIMETRIA, MATEMÁTICA, ARTES VISUAIS, PESQUISA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA8_ID8665_08092015221239.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAINE GALDINO FAUSTINO"
    "autor_nome_curto" => "JAINE G FAUSTINO"
    "autor_email" => "jfausstynny@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE - CAMPUS SANTA CRUZ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16955
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2291
    "inscrito_id" => 8665
    "titulo" => "SIMETRIA E ARTES VISUAIS"
    "resumo" => "O presente trabalho trata-se de um artigo que faz parte de um portfólio acadêmico e foi o critério de aprovação do Projeto Integrador, este realizado pelos alunos do 3º período da Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Santa Cruz. Que teve como  objetivo central do foco estudar a simetria presente nas artes visuais. A partir de pesquisas realizadas, objetiva-se procurar o significado de simetria, seus conceitos e suas definições, assim onde se aplica dentro da matemática, e suas principais propriedades: Translação, rotação, reflexão e translação seguida de reflexão. Por fim identificar a simetria nas imagens, ou seja, nas fotos, pinturas, obras de artes e etc. O presente trabalho foi desenvolvido a partir de pesquisas bibliográficas, em relação a artigos científicos, monografias e livros. Sobre o conceito e a relação existente na Matemática, entre a simetria e as artes visuais que teve três objetivos centrais como foco de estudo. No primeiro momento foram feitas pesquisas com relação à História da simetria: onde e quando e quais foram às primeiras civilizações que utilizavam a simetria, de que forma elas eram utilizadas e para que fins. No segundo momento teve como foco pesquisar a simetria na Matemática, onde foram estudadas e conceituadas cada uma das suas principais propriedades (Reflexão, Rotação, Translação e Translação seguida de Reflexão), e como calcular algumas dessas propriedades. Por fim no terceiro momento foi investigado o uso e a presença da simetria nas artes visuais, onde podemos encontra-las e com podemos visualizar e identificar cada uma das simetrias os monumentos, prédios, pinturas, obras de artes em museus entre outros mais. Levando-se em conta a pesquisa realizada e o seus dados obtidos, conclui-se que a simetria desde o tempo antigo até os dias de hoje, é utilizada e encontrada de várias formas e em lugares possíveis, e ao longo do tempo ela tem realizado uma forte relação, e uma ligação precisa entre a matemática e as artes visuais, e que sua utilização quanto o seu estudo faz-se necessário em sala de aula para que aja por parte de alunos e professores um maior interesse e enriquecimento cultural nas escolas de nosso país, como também a realização de novas pesquisas cientifica para fortalecer e engrandecer este tema que por muitas vezes é pouco utilizado, sobre algo que tão importante tanto para a área da Matemática quanto na cultura, para que cada vez mais possa se obter conteúdos necessários o suficiente para uma melhor compreensão deste tema, que promove para o cidadão uma formação social e cultural dentro das escolas e fora delas."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "SIMETRIA, MATEMÁTICA, ARTES VISUAIS, PESQUISA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA8_ID8665_08092015221239.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAINE GALDINO FAUSTINO"
    "autor_nome_curto" => "JAINE G FAUSTINO"
    "autor_email" => "jfausstynny@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE - CAMPUS SANTA CRUZ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O presente trabalho trata-se de um artigo que faz parte de um portfólio acadêmico e foi o critério de aprovação do Projeto Integrador, este realizado pelos alunos do 3º período da Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Santa Cruz. Que teve como objetivo central do foco estudar a simetria presente nas artes visuais. A partir de pesquisas realizadas, objetiva-se procurar o significado de simetria, seus conceitos e suas definições, assim onde se aplica dentro da matemática, e suas principais propriedades: Translação, rotação, reflexão e translação seguida de reflexão. Por fim identificar a simetria nas imagens, ou seja, nas fotos, pinturas, obras de artes e etc. O presente trabalho foi desenvolvido a partir de pesquisas bibliográficas, em relação a artigos científicos, monografias e livros. Sobre o conceito e a relação existente na Matemática, entre a simetria e as artes visuais que teve três objetivos centrais como foco de estudo. No primeiro momento foram feitas pesquisas com relação à História da simetria: onde e quando e quais foram às primeiras civilizações que utilizavam a simetria, de que forma elas eram utilizadas e para que fins. No segundo momento teve como foco pesquisar a simetria na Matemática, onde foram estudadas e conceituadas cada uma das suas principais propriedades (Reflexão, Rotação, Translação e Translação seguida de Reflexão), e como calcular algumas dessas propriedades. Por fim no terceiro momento foi investigado o uso e a presença da simetria nas artes visuais, onde podemos encontra-las e com podemos visualizar e identificar cada uma das simetrias os monumentos, prédios, pinturas, obras de artes em museus entre outros mais. Levando-se em conta a pesquisa realizada e o seus dados obtidos, conclui-se que a simetria desde o tempo antigo até os dias de hoje, é utilizada e encontrada de várias formas e em lugares possíveis, e ao longo do tempo ela tem realizado uma forte relação, e uma ligação precisa entre a matemática e as artes visuais, e que sua utilização quanto o seu estudo faz-se necessário em sala de aula para que aja por parte de alunos e professores um maior interesse e enriquecimento cultural nas escolas de nosso país, como também a realização de novas pesquisas cientifica para fortalecer e engrandecer este tema que por muitas vezes é pouco utilizado, sobre algo que tão importante tanto para a área da Matemática quanto na cultura, para que cada vez mais possa se obter conteúdos necessários o suficiente para uma melhor compreensão deste tema, que promove para o cidadão uma formação social e cultural dentro das escolas e fora delas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.