Os avanços científicos, cada vez mais, se fazem presentes em todas as áreas com influência direta na sociedade. Nesse contexto, a popularização da ciência significa transpor as ideias contidas em textos científicos para uma melhor compreensão popular. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo socializar o conhecimento sobre genética humana, através de práticas pedagógicas pautadas na relação teoria-prática. Essa pesquisa tem o delineamento de pesquisa-ação, cuja área de estudo foi a Escola Estadual Nenzinha Cunha Lima, situada no José Pinheiro, Campina Grande. A turma-alvo foi o terceiro ano do ensino médio, onde foram realizados 6 encontros, com duração de aproximadamente 60 minutos. As palestras foram ministradas durante o período de fevereiro a junho de 2015, onde foram utilizados jogos, atividades ilustrativas, vídeos, dinâmicas em grupo e experimentos para fixar os conteúdos e proporcionar aos estudantes um momento no qual os mesmos puderam debater, expor suas opiniões e compartilhar experiências vividas sobre os grandes avanços da genética nos últimos anos. Dessa forma, esse trabalho obteve uma grande relevância científica, educacional e social, tendo em vista que o conhecimento científico foi popularizado na educação básica, propiciando aos estudantes do ensino público um ambiente interativo, onde os mesmos puderam discutir temas importantes da área de genética e relacioná-los com suas experiências e perspectivas.