Nas pequenas comunidades rurais do semiárido nordestino, a questão ambiental mais significativa e urgente refere-se à água, seja pela escassez ou pela baixa qualidade das fontes disponíveis. Reconhece-se a necessidade de desenvolver uma nova forma de pensar e agir, através da conscientização ambiental, incentivando a mudança de hábitos e a disseminação de cuidados básicos com a finalidade de garantir a qualidade e a preservação das fontes disponíveis. O presente trabalho tem como objetivo oferecer Educação Ambiental contextualizada a comunidades rurais localizadas no semiárido nordestino, para tanto foram empreendidas ações nos municípios paraibanos de Riacho de Santo Antônio, Baraúna, Alagoa Nova e Lagoa Seca. Inicialmente, realizaram-se visitas para observação local, coleta de informações através de questionários e coleta da água consumida para análise de potabilidade. Posteriormente, foram desenvolvidos materiais adequados à educação ambiental do público alvo (professores, alunos e pais de alunos de escolas públicas). As informações referentes à análise da água consumida representaram o atrativo maior para participação nas palestras e dinâmicas propostas e contribuíram para aceitação das sugestões de melhorias referentes ao uso racional da água, noções de preservação dos mananciais e armazenamento adequado da água de consumo humano. A aceitação dos moradores para com as atividades desenvolvidas conduziu à conclusão de que houve contribuição efetiva para a incorporação de hábitos de preservação e economia da água, com atenção para a disposição dos envolvidos em atuarem como multiplicadores na disseminação das sugestões para manutenção da qualidade da água consumida, fator essencial para saúde e bem estar da população local.