Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DO PIBID NO DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS ALTERNATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: CONSTRUINDO O CICLO DA ÁGUA.

Palavra-chaves: CICLO HIDROLÓGICO, PRÁTICA DOCENTE, PRÁTICAS ALTERNATIVAS Pôster (PO) / Poster Submission Ensino de Ciências
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 15203
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1363
    "inscrito_id" => 5478
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO PIBID NO DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS ALTERNATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: CONSTRUINDO O CICLO DA ÁGUA."
    "resumo" => "O Programa de Iniciação á Docência (PIBID) possibilita aos futuros docentes aperfeiçoarem suas práticas pedagógicas através de atividades junto a um professor orientador, oportunizando os mesmos atuarem em sala de aula a partir de uma perspectiva docente. A temática da água foi escolhida pensando em trazer aos alunos questionamentos sobre problemas do seu cotidiano, visto que o déficit no estoque de água potável é um grande vilão da sociedade moderna. Á água, em toda sua composição, é um bem extremamente precioso para os organismos do planeta Terra, embora ainda seja considerada infinita, sabe-se que a quantidade disponível para utilização é extremamente restrita.  No que diz respeito à importância do ciclo hidrológico no ecossistema como um todo, ele atua na manutenção dos microclimas junto às florestas tropicais, que também atuam como vetores positivos na adição de água no ambiente, através da evapotranspiração, durante o processo de fotossíntese. Este trabalho teve por objetivo despertar nos alunos senso crítico sobre as problemáticas que envolvem a água, através do entendimento de como ela se movimenta na natureza e como a sociedade e o ser humano vêm a interferir neste ciclo.  As atividades foram realizadas na Escola Estadual José Fernandes Machado, Natal – RN, com a turma de 1º ano do ensino médio, durante os meses de Maio a Setembro de 2015. Foi utilizada uma dinâmica critico avaliativa sobre as ações dos alunos para a preservação e conservação da água e a problematização com base no questionamento: Para que serve a água na sua vida? Posteriormente foram discutidas as informações sobre o ciclo dá água e como ele se modifica ao longo do tempo. Após as aulas terem sido concluídas, foi proposto aos alunos que produzissem modelos do ciclo da aula, utilizando como matéria prima papel madeira e lápis de cor. As dinâmicas escolares devem estar associadas a métodos inovadores e criativos, que além de despertar a curiosidade dos alunos, deve comtemplar problemáticas que permeiem a realidade do público, visto que assim eles poderão associar os conteúdos abordados em sala de aula com os problemas vividos no seu cotidiano. Podemos perceber e vivenciar na prática a importância do programa de iniciação à docência, uma vez que tivemos a oportunidade de atuar na perspectiva docente, das etapas de planejamento, execução e avaliação da prática docente."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "CICLO HIDROLÓGICO, PRÁTICA DOCENTE, PRÁTICAS ALTERNATIVAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA18_ID5478_05092015111240.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRAYAN PAIVA CAVALCANTE"
    "autor_nome_curto" => "BRAYAN PAIVA"
    "autor_email" => "brayanpaiva93@yahoo.com.b"
    "autor_ies" => "UNIFACEX"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 15203
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1363
    "inscrito_id" => 5478
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO PIBID NO DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS ALTERNATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: CONSTRUINDO O CICLO DA ÁGUA."
    "resumo" => "O Programa de Iniciação á Docência (PIBID) possibilita aos futuros docentes aperfeiçoarem suas práticas pedagógicas através de atividades junto a um professor orientador, oportunizando os mesmos atuarem em sala de aula a partir de uma perspectiva docente. A temática da água foi escolhida pensando em trazer aos alunos questionamentos sobre problemas do seu cotidiano, visto que o déficit no estoque de água potável é um grande vilão da sociedade moderna. Á água, em toda sua composição, é um bem extremamente precioso para os organismos do planeta Terra, embora ainda seja considerada infinita, sabe-se que a quantidade disponível para utilização é extremamente restrita.  No que diz respeito à importância do ciclo hidrológico no ecossistema como um todo, ele atua na manutenção dos microclimas junto às florestas tropicais, que também atuam como vetores positivos na adição de água no ambiente, através da evapotranspiração, durante o processo de fotossíntese. Este trabalho teve por objetivo despertar nos alunos senso crítico sobre as problemáticas que envolvem a água, através do entendimento de como ela se movimenta na natureza e como a sociedade e o ser humano vêm a interferir neste ciclo.  As atividades foram realizadas na Escola Estadual José Fernandes Machado, Natal – RN, com a turma de 1º ano do ensino médio, durante os meses de Maio a Setembro de 2015. Foi utilizada uma dinâmica critico avaliativa sobre as ações dos alunos para a preservação e conservação da água e a problematização com base no questionamento: Para que serve a água na sua vida? Posteriormente foram discutidas as informações sobre o ciclo dá água e como ele se modifica ao longo do tempo. Após as aulas terem sido concluídas, foi proposto aos alunos que produzissem modelos do ciclo da aula, utilizando como matéria prima papel madeira e lápis de cor. As dinâmicas escolares devem estar associadas a métodos inovadores e criativos, que além de despertar a curiosidade dos alunos, deve comtemplar problemáticas que permeiem a realidade do público, visto que assim eles poderão associar os conteúdos abordados em sala de aula com os problemas vividos no seu cotidiano. Podemos perceber e vivenciar na prática a importância do programa de iniciação à docência, uma vez que tivemos a oportunidade de atuar na perspectiva docente, das etapas de planejamento, execução e avaliação da prática docente."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "CICLO HIDROLÓGICO, PRÁTICA DOCENTE, PRÁTICAS ALTERNATIVAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA18_ID5478_05092015111240.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRAYAN PAIVA CAVALCANTE"
    "autor_nome_curto" => "BRAYAN PAIVA"
    "autor_email" => "brayanpaiva93@yahoo.com.b"
    "autor_ies" => "UNIFACEX"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O Programa de Iniciação á Docência (PIBID) possibilita aos futuros docentes aperfeiçoarem suas práticas pedagógicas através de atividades junto a um professor orientador, oportunizando os mesmos atuarem em sala de aula a partir de uma perspectiva docente. A temática da água foi escolhida pensando em trazer aos alunos questionamentos sobre problemas do seu cotidiano, visto que o déficit no estoque de água potável é um grande vilão da sociedade moderna. Á água, em toda sua composição, é um bem extremamente precioso para os organismos do planeta Terra, embora ainda seja considerada infinita, sabe-se que a quantidade disponível para utilização é extremamente restrita. No que diz respeito à importância do ciclo hidrológico no ecossistema como um todo, ele atua na manutenção dos microclimas junto às florestas tropicais, que também atuam como vetores positivos na adição de água no ambiente, através da evapotranspiração, durante o processo de fotossíntese. Este trabalho teve por objetivo despertar nos alunos senso crítico sobre as problemáticas que envolvem a água, através do entendimento de como ela se movimenta na natureza e como a sociedade e o ser humano vêm a interferir neste ciclo. As atividades foram realizadas na Escola Estadual José Fernandes Machado, Natal – RN, com a turma de 1º ano do ensino médio, durante os meses de Maio a Setembro de 2015. Foi utilizada uma dinâmica critico avaliativa sobre as ações dos alunos para a preservação e conservação da água e a problematização com base no questionamento: Para que serve a água na sua vida? Posteriormente foram discutidas as informações sobre o ciclo dá água e como ele se modifica ao longo do tempo. Após as aulas terem sido concluídas, foi proposto aos alunos que produzissem modelos do ciclo da aula, utilizando como matéria prima papel madeira e lápis de cor. As dinâmicas escolares devem estar associadas a métodos inovadores e criativos, que além de despertar a curiosidade dos alunos, deve comtemplar problemáticas que permeiem a realidade do público, visto que assim eles poderão associar os conteúdos abordados em sala de aula com os problemas vividos no seu cotidiano. Podemos perceber e vivenciar na prática a importância do programa de iniciação à docência, uma vez que tivemos a oportunidade de atuar na perspectiva docente, das etapas de planejamento, execução e avaliação da prática docente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.