Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GESTÃO DEMOCRÁTICA: A PERCEPÇÃO DE UM GESTOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavra-chaves: ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR, EDUCAÇÃO BÁSICA, PESQUISA QUALITATIVA Pôster (PO) / Poster Submission Didática, Currículo e Política Educacional
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16111
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2665
    "inscrito_id" => 2874
    "titulo" => "GESTÃO DEMOCRÁTICA: A PERCEPÇÃO DE UM GESTOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "Tendo em vista que a administração escolar tem um papel de suma importância para gerir de forma eficiente e eficaz o andamento de todo o desenvolvimento do ambiente escolar, o presente trabalho visa apresentar uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Bom Jesus-PI, buscando informações sobre as características gerais e dando atenção principalmente para a atual administração escolar, com o objetivo de levantar dados e discutir qual a visão do corpo escolar administrativo sobre sua gestão. Trata-se  de um estudo investigativo, de cunho qualitativo. A coleta de dados foi realizada em duas etapas: Visita ao campo de pesquisa para conhecimento dos gestores da escola; e, visita à escola para a realização das entrevistas com um professor e com a gestora da instituição de ensino. Os resultados observados, transpareceram uma ideia vaga dos sujeitos participantes aos questionamentos sobre gestão democrática, pois as respostas dos entrevistados ficaram básicas sobre este tema, não houve uma indagação plausível a nível cientifico. Posto isso, completa-se que a gestão da escola examinada se demonstra pouco conhecedora do que venha a ser gestão democrática, mesmo explicitando que a escola possui um sistema que favoreça a participação de todos os envolvidos."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR, EDUCAÇÃO BÁSICA, PESQUISA QUALITATIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA3_ID2874_09092015231035.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAUL DE OLIVEIRA GOMES"
    "autor_nome_curto" => "RAUL O. GOMES"
    "autor_email" => "rauloliveira12@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16111
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2665
    "inscrito_id" => 2874
    "titulo" => "GESTÃO DEMOCRÁTICA: A PERCEPÇÃO DE UM GESTOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "Tendo em vista que a administração escolar tem um papel de suma importância para gerir de forma eficiente e eficaz o andamento de todo o desenvolvimento do ambiente escolar, o presente trabalho visa apresentar uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Bom Jesus-PI, buscando informações sobre as características gerais e dando atenção principalmente para a atual administração escolar, com o objetivo de levantar dados e discutir qual a visão do corpo escolar administrativo sobre sua gestão. Trata-se  de um estudo investigativo, de cunho qualitativo. A coleta de dados foi realizada em duas etapas: Visita ao campo de pesquisa para conhecimento dos gestores da escola; e, visita à escola para a realização das entrevistas com um professor e com a gestora da instituição de ensino. Os resultados observados, transpareceram uma ideia vaga dos sujeitos participantes aos questionamentos sobre gestão democrática, pois as respostas dos entrevistados ficaram básicas sobre este tema, não houve uma indagação plausível a nível cientifico. Posto isso, completa-se que a gestão da escola examinada se demonstra pouco conhecedora do que venha a ser gestão democrática, mesmo explicitando que a escola possui um sistema que favoreça a participação de todos os envolvidos."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR, EDUCAÇÃO BÁSICA, PESQUISA QUALITATIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA3_ID2874_09092015231035.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAUL DE OLIVEIRA GOMES"
    "autor_nome_curto" => "RAUL O. GOMES"
    "autor_email" => "rauloliveira12@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Tendo em vista que a administração escolar tem um papel de suma importância para gerir de forma eficiente e eficaz o andamento de todo o desenvolvimento do ambiente escolar, o presente trabalho visa apresentar uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Bom Jesus-PI, buscando informações sobre as características gerais e dando atenção principalmente para a atual administração escolar, com o objetivo de levantar dados e discutir qual a visão do corpo escolar administrativo sobre sua gestão. Trata-se de um estudo investigativo, de cunho qualitativo. A coleta de dados foi realizada em duas etapas: Visita ao campo de pesquisa para conhecimento dos gestores da escola; e, visita à escola para a realização das entrevistas com um professor e com a gestora da instituição de ensino. Os resultados observados, transpareceram uma ideia vaga dos sujeitos participantes aos questionamentos sobre gestão democrática, pois as respostas dos entrevistados ficaram básicas sobre este tema, não houve uma indagação plausível a nível cientifico. Posto isso, completa-se que a gestão da escola examinada se demonstra pouco conhecedora do que venha a ser gestão democrática, mesmo explicitando que a escola possui um sistema que favoreça a participação de todos os envolvidos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.