Um assunto amplamente debatido em pesquisas na área de ensino é a dificuldade que os alunos do Nível Médio enfrentam na aprendizagem dos conteúdos de Química. O presente trabalho apresenta os resultados de uma investigação em três turmas do curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio do IFCE, campus Iguatu. Trata-se de uma pesquisa de campo, cujo instrumento de coleta de dados foi o questionário aplicado a um universo de 50 alunos. O objetivo da pesquisa foi constatar ou não evidências de uma aprendizagem significativa dos conteúdos de Química no IFCE campus Iguatu. 8% dos entrevistados consideram que tem ótima aprendizagem; 32% uma boa aprendizagem; a maioria, entretanto, (40%) se autoavalia com uma aprendizagem regular e 20% consideram sua aprendizagem insuficiente. Para os que se autoavaliaram bem, os fatores que contribuem para isso estão relacionados ao próprio interesse e ao trabalho do professor em sala. Conclui-se que sendo o professor um fator importante no processo ensino-aprendizagem, este precisa saber utilizar as metodologias que envolvam o aluno em sala de aula como forma de garantir o aprendizado e o pensamento crítico do aluno para que assim possa construir uma aprendizagem significativa.