O processo de ensino e aprendizagem da produção de textos escritos ainda é, em muitas escolas, uma dificuldade a ser enfrentada pelos professores, especialmente se considerarmos os resultados que os alunos vêm apresentando na redação do ENEM, os quais demonstram que um grande número de alunos brasileiros não compreende o que lê, não consegue fazer relações entre as várias informações presentes ao longo do texto, gerando dificuldades para interpretar. Assim, objetiva-se neste trabalho analisar como se dá o processo de ensino e aprendizagem da produção textual escrita, em consonância com a matriz de competências proposta pelo ENEM. O corpus a ser analisado é constituído pelas atividades de produção textual dos alunos do Terceiro Ano “B” do Ensino Médio, da EEEFMJLN, na cidade de Barra de Santa Rosa-PB. A metodologia de pesquisa prevista no projeto é, essencialmente, investigativa, de observação da realidade e ações de intervenção - produção textual, reflexão sobre erros e acertos e reescrita textual – parecem ter tido significativa relevância no processo de aprendizagem. Assim, quanto mais o aluno reler e refizer seu texto, mais perceberá que ele não fica pronto e acabado na primeira escrita e, consequentemente, um maior domínio da escrita terá.