A proposta deste artigo é o de analisar os problemas que cercam o exercício da avaliação da aprendizagem, por parte do educador/avaliador no âmbito os Anos Iniciais. Sendo uma questão que está presente em todos os aspectos da prática pedagógica é importante compreendermos os dilemas e impasses nessa prática avaliativa. Partindo desse pressuposto, abordamos a necessidade de uma reflexão sobre o papel da educação como um todo, tendo o educando como elemento essencial do processo avaliativo, devendo ser considerado em todos os aspectos. Nesse sentido, para diagnosticar a problemática da avaliação, a prática pedagógica e suas possíveis resoluções ou atenuações, procuramos auxilio numa metodologia de cunho bibliográfico e nos trabalhos de alguns autores, como: Hoffman, Luckesi, Sobrinho, com o intuito de estudarmos e confrontarmos ideais e conhecimentos acerca da problemática da avaliação dos Anos Iniciais. Podemos concluir que, os critérios estabelecidos e defendidos pelos educadores no tocante a avaliação, bem como os diversos métodos avaliativos existentes no contexto social escolar não medem aprendizagem real do aluno, já que ela é apenas uma representação simbólica de um momento do processo de aprendizagem vivida.