O PROCESSO DE AVALIAÇÃO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA CONTRIBUIÇÃO À PRÁTICA DIAGNÓSTICA E FORMATIVA DO EDUCADOR/AVALIADOR
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16520 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1059 "inscrito_id" => 4221 "titulo" => "O PROCESSO DE AVALIAÇÃO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA CONTRIBUIÇÃO À PRÁTICA DIAGNÓSTICA E FORMATIVA DO EDUCADOR/AVALIADOR" "resumo" => "A proposta deste artigo é o de analisar os problemas que cercam o exercício da avaliação da aprendizagem, por parte do educador/avaliador no âmbito os Anos Iniciais. Sendo uma questão que está presente em todos os aspectos da prática pedagógica é importante compreendermos os dilemas e impasses nessa prática avaliativa. Partindo desse pressuposto, abordamos a necessidade de uma reflexão sobre o papel da educação como um todo, tendo o educando como elemento essencial do processo avaliativo, devendo ser considerado em todos os aspectos. Nesse sentido, para diagnosticar a problemática da avaliação, a prática pedagógica e suas possíveis resoluções ou atenuações, procuramos auxilio numa metodologia de cunho bibliográfico e nos trabalhos de alguns autores, como: Hoffman, Luckesi, Sobrinho, com o intuito de estudarmos e confrontarmos ideais e conhecimentos acerca da problemática da avaliação dos Anos Iniciais. Podemos concluir que, os critérios estabelecidos e defendidos pelos educadores no tocante a avaliação, bem como os diversos métodos avaliativos existentes no contexto social escolar não medem aprendizagem real do aluno, já que ela é apenas uma representação simbólica de um momento do processo de aprendizagem vivida." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, ENSINO, APRENDIZAGEM, PRÁTICA PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA5_ID4221_26082015152146.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANAÍNA ARAUJO ANDRADE" "autor_nome_curto" => "JANAÍNA ANDRADE" "autor_email" => "janaina.araujo.andrade@gm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16520 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1059 "inscrito_id" => 4221 "titulo" => "O PROCESSO DE AVALIAÇÃO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA CONTRIBUIÇÃO À PRÁTICA DIAGNÓSTICA E FORMATIVA DO EDUCADOR/AVALIADOR" "resumo" => "A proposta deste artigo é o de analisar os problemas que cercam o exercício da avaliação da aprendizagem, por parte do educador/avaliador no âmbito os Anos Iniciais. Sendo uma questão que está presente em todos os aspectos da prática pedagógica é importante compreendermos os dilemas e impasses nessa prática avaliativa. Partindo desse pressuposto, abordamos a necessidade de uma reflexão sobre o papel da educação como um todo, tendo o educando como elemento essencial do processo avaliativo, devendo ser considerado em todos os aspectos. Nesse sentido, para diagnosticar a problemática da avaliação, a prática pedagógica e suas possíveis resoluções ou atenuações, procuramos auxilio numa metodologia de cunho bibliográfico e nos trabalhos de alguns autores, como: Hoffman, Luckesi, Sobrinho, com o intuito de estudarmos e confrontarmos ideais e conhecimentos acerca da problemática da avaliação dos Anos Iniciais. Podemos concluir que, os critérios estabelecidos e defendidos pelos educadores no tocante a avaliação, bem como os diversos métodos avaliativos existentes no contexto social escolar não medem aprendizagem real do aluno, já que ela é apenas uma representação simbólica de um momento do processo de aprendizagem vivida." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, ENSINO, APRENDIZAGEM, PRÁTICA PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA5_ID4221_26082015152146.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANAÍNA ARAUJO ANDRADE" "autor_nome_curto" => "JANAÍNA ANDRADE" "autor_email" => "janaina.araujo.andrade@gm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }