As práticas lúdicas educativas têm um papel muito importante no processo de ensino- aprendizagem de alunos de todas as séries, pois fazem da aprendizagem um momento agradável e prazeroso para os estudantes, para que haja a interação e motivação destes discentes a cada conteúdo abordado e que estes comecem a construir um pensamento cientifico a partir do senso comum. E necessário que o professor busque inovar utilizando de metodologias alternativas e interativas como jogos, desenhos esquemáticos, vídeos, músicas, dinâmicas, introduzindo problemáticas e abordando contextos próximos da realidade dos discentes, tendo em vista que as pesquisas direcionadas para a didática apontem resultados diferenciados na aprendizagem. Este trabalho teve como objetivo, despertar a curiosidade nos alunos da Escola Estadual José Fernandes Machado, Natal/RN, sobre a temática do sistema respiratório, bem como informá-los acerca da morfologia e funcionamento do mesmo, através de processos interativos que venham a facilitar o raciocínio crítico e auto avaliativo a partir do seu cotidiano. As atividades foram desenvolvidas através do PIBID/BIOLOGIA/UNIFACEX durante o período de julho a setembro de 2014 com os discentes do 8º ano do ensino fundamental II, onde foi iniciado com um diagnóstico para avaliar o conhecimento prévio dos alunos em relação ao sistema respiratório e doenças relacionadas, especialmente causadas pelo tabagismo. Posteriormente, a partir do diagnóstico foi realizado uma atividade de identificação e localização dos órgãos do sistema respiratório, considerando o senso comum como base do planejamento. Diante dos resultados obtidos, com a atividade de identificação, realizamos uma exposição dialogada sobre a morfologia e fisiologia do supracitado sistema, mencionado a sua localização correta, bem como as suas respectivas funções e doenças relacionadas, a partir da problematização sobre o fumo. Para facilitar ainda mais a compreensão dos alunos realizamos um exercício com um voluntario, onde este encheu um balão (representando o pulmão) com apenas um fôlego, após isso, verificamos sua frequência cardíaca durante um minuto e em seguida o convidamos para correr no pátio, na volta demos outro balão para ele encher semelhante ao primeiro e então constatamos novamente a frequência cardíaca. De acordo com os resultados obtidos podemos verificar que, com a utilização das metodologias alternativas de ensino houve um maior interesse dos discentes em participação das atividades propostas, tendo em vista mais interação com a problemática apresentada, assim facilitando a aprendizagem e a tornando mais significativa. Podemos considerar que o ensino de ciências quando utilizado com métodos inovadores tem como objetivo formar alunos críticos, conscientes e embasados para melhor compreender o comportamento da sociedade atual.