Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APRENDENDO SOBRE O SISTEMA RESPIRATÓRIO DE FORMA DINÂMICA E INTERATIVA.

Palavra-chaves: SISTEMA RESPIRATÓRIO, METODOLOGIAS ALTERNATIVAS, PROBLEMATIZAÇÃO, LÚDICO Pôster (PO) / Poster Submission Ensino de Ciências
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 15468
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2208
    "inscrito_id" => 5407
    "titulo" => "APRENDENDO SOBRE O SISTEMA RESPIRATÓRIO  DE FORMA DINÂMICA E INTERATIVA."
    "resumo" => "As práticas lúdicas educativas têm um papel muito importante no processo de ensino- aprendizagem de alunos de todas as séries, pois fazem da aprendizagem um momento agradável e prazeroso para os estudantes, para que haja a interação e motivação destes discentes a cada conteúdo abordado e que estes comecem a construir um pensamento cientifico a partir do senso comum. E necessário que o professor busque inovar utilizando de metodologias alternativas e interativas como jogos, desenhos esquemáticos, vídeos, músicas, dinâmicas, introduzindo problemáticas e abordando contextos próximos da realidade dos discentes, tendo em vista que as pesquisas direcionadas para a didática apontem resultados diferenciados na aprendizagem. Este trabalho teve como objetivo, despertar a curiosidade nos alunos da Escola Estadual José Fernandes Machado, Natal/RN, sobre a temática do sistema respiratório, bem como informá-los acerca da morfologia e funcionamento do mesmo, através de processos interativos que venham a facilitar o raciocínio crítico e auto avaliativo a partir do seu cotidiano. As atividades foram desenvolvidas através do PIBID/BIOLOGIA/UNIFACEX durante o período de julho a setembro de 2014 com os discentes do 8º ano do ensino fundamental II, onde foi iniciado com um diagnóstico para avaliar o conhecimento prévio dos alunos em relação ao sistema respiratório e doenças relacionadas, especialmente causadas pelo tabagismo. Posteriormente, a partir do diagnóstico foi realizado uma atividade de identificação e localização dos órgãos do sistema respiratório, considerando o senso comum como base do planejamento. Diante dos resultados obtidos, com a atividade de identificação, realizamos uma exposição dialogada sobre a morfologia e fisiologia do supracitado sistema, mencionado a sua localização correta, bem como as suas respectivas funções e doenças relacionadas, a partir da problematização sobre o fumo. Para facilitar ainda mais a compreensão dos alunos realizamos um exercício com um voluntario, onde este encheu um balão (representando o pulmão) com apenas um fôlego, após isso, verificamos sua frequência cardíaca durante um minuto e em seguida o convidamos para correr no pátio, na volta demos outro balão para ele encher semelhante ao primeiro e então constatamos novamente a frequência cardíaca. De acordo com os resultados obtidos podemos verificar que, com a utilização das metodologias alternativas de ensino houve um maior interesse dos discentes em participação das atividades propostas, tendo em vista mais interação com a problemática apresentada, assim facilitando a aprendizagem e a tornando mais significativa. Podemos considerar que o ensino de ciências quando utilizado com métodos inovadores tem como objetivo formar alunos críticos, conscientes e embasados para melhor compreender o comportamento da sociedade atual."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "SISTEMA RESPIRATÓRIO, METODOLOGIAS ALTERNATIVAS, PROBLEMATIZAÇÃO, LÚDICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA18_ID5407_08092015205448.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROBECIA GRACIANO DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "ROBECIA GRACIANO"
    "autor_email" => "robeciagraciano@yahoo.com"
    "autor_ies" => "UNIFACEX"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 15468
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2208
    "inscrito_id" => 5407
    "titulo" => "APRENDENDO SOBRE O SISTEMA RESPIRATÓRIO  DE FORMA DINÂMICA E INTERATIVA."
    "resumo" => "As práticas lúdicas educativas têm um papel muito importante no processo de ensino- aprendizagem de alunos de todas as séries, pois fazem da aprendizagem um momento agradável e prazeroso para os estudantes, para que haja a interação e motivação destes discentes a cada conteúdo abordado e que estes comecem a construir um pensamento cientifico a partir do senso comum. E necessário que o professor busque inovar utilizando de metodologias alternativas e interativas como jogos, desenhos esquemáticos, vídeos, músicas, dinâmicas, introduzindo problemáticas e abordando contextos próximos da realidade dos discentes, tendo em vista que as pesquisas direcionadas para a didática apontem resultados diferenciados na aprendizagem. Este trabalho teve como objetivo, despertar a curiosidade nos alunos da Escola Estadual José Fernandes Machado, Natal/RN, sobre a temática do sistema respiratório, bem como informá-los acerca da morfologia e funcionamento do mesmo, através de processos interativos que venham a facilitar o raciocínio crítico e auto avaliativo a partir do seu cotidiano. As atividades foram desenvolvidas através do PIBID/BIOLOGIA/UNIFACEX durante o período de julho a setembro de 2014 com os discentes do 8º ano do ensino fundamental II, onde foi iniciado com um diagnóstico para avaliar o conhecimento prévio dos alunos em relação ao sistema respiratório e doenças relacionadas, especialmente causadas pelo tabagismo. Posteriormente, a partir do diagnóstico foi realizado uma atividade de identificação e localização dos órgãos do sistema respiratório, considerando o senso comum como base do planejamento. Diante dos resultados obtidos, com a atividade de identificação, realizamos uma exposição dialogada sobre a morfologia e fisiologia do supracitado sistema, mencionado a sua localização correta, bem como as suas respectivas funções e doenças relacionadas, a partir da problematização sobre o fumo. Para facilitar ainda mais a compreensão dos alunos realizamos um exercício com um voluntario, onde este encheu um balão (representando o pulmão) com apenas um fôlego, após isso, verificamos sua frequência cardíaca durante um minuto e em seguida o convidamos para correr no pátio, na volta demos outro balão para ele encher semelhante ao primeiro e então constatamos novamente a frequência cardíaca. De acordo com os resultados obtidos podemos verificar que, com a utilização das metodologias alternativas de ensino houve um maior interesse dos discentes em participação das atividades propostas, tendo em vista mais interação com a problemática apresentada, assim facilitando a aprendizagem e a tornando mais significativa. Podemos considerar que o ensino de ciências quando utilizado com métodos inovadores tem como objetivo formar alunos críticos, conscientes e embasados para melhor compreender o comportamento da sociedade atual."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "SISTEMA RESPIRATÓRIO, METODOLOGIAS ALTERNATIVAS, PROBLEMATIZAÇÃO, LÚDICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA18_ID5407_08092015205448.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROBECIA GRACIANO DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "ROBECIA GRACIANO"
    "autor_email" => "robeciagraciano@yahoo.com"
    "autor_ies" => "UNIFACEX"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

As práticas lúdicas educativas têm um papel muito importante no processo de ensino- aprendizagem de alunos de todas as séries, pois fazem da aprendizagem um momento agradável e prazeroso para os estudantes, para que haja a interação e motivação destes discentes a cada conteúdo abordado e que estes comecem a construir um pensamento cientifico a partir do senso comum. E necessário que o professor busque inovar utilizando de metodologias alternativas e interativas como jogos, desenhos esquemáticos, vídeos, músicas, dinâmicas, introduzindo problemáticas e abordando contextos próximos da realidade dos discentes, tendo em vista que as pesquisas direcionadas para a didática apontem resultados diferenciados na aprendizagem. Este trabalho teve como objetivo, despertar a curiosidade nos alunos da Escola Estadual José Fernandes Machado, Natal/RN, sobre a temática do sistema respiratório, bem como informá-los acerca da morfologia e funcionamento do mesmo, através de processos interativos que venham a facilitar o raciocínio crítico e auto avaliativo a partir do seu cotidiano. As atividades foram desenvolvidas através do PIBID/BIOLOGIA/UNIFACEX durante o período de julho a setembro de 2014 com os discentes do 8º ano do ensino fundamental II, onde foi iniciado com um diagnóstico para avaliar o conhecimento prévio dos alunos em relação ao sistema respiratório e doenças relacionadas, especialmente causadas pelo tabagismo. Posteriormente, a partir do diagnóstico foi realizado uma atividade de identificação e localização dos órgãos do sistema respiratório, considerando o senso comum como base do planejamento. Diante dos resultados obtidos, com a atividade de identificação, realizamos uma exposição dialogada sobre a morfologia e fisiologia do supracitado sistema, mencionado a sua localização correta, bem como as suas respectivas funções e doenças relacionadas, a partir da problematização sobre o fumo. Para facilitar ainda mais a compreensão dos alunos realizamos um exercício com um voluntario, onde este encheu um balão (representando o pulmão) com apenas um fôlego, após isso, verificamos sua frequência cardíaca durante um minuto e em seguida o convidamos para correr no pátio, na volta demos outro balão para ele encher semelhante ao primeiro e então constatamos novamente a frequência cardíaca. De acordo com os resultados obtidos podemos verificar que, com a utilização das metodologias alternativas de ensino houve um maior interesse dos discentes em participação das atividades propostas, tendo em vista mais interação com a problemática apresentada, assim facilitando a aprendizagem e a tornando mais significativa. Podemos considerar que o ensino de ciências quando utilizado com métodos inovadores tem como objetivo formar alunos críticos, conscientes e embasados para melhor compreender o comportamento da sociedade atual.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.