APRENDENDO SOBRE O SISTEMA RESPIRATÓRIO DE FORMA DINÂMICA E INTERATIVA.
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 15468 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2208 "inscrito_id" => 5407 "titulo" => "APRENDENDO SOBRE O SISTEMA RESPIRATÓRIO DE FORMA DINÂMICA E INTERATIVA." "resumo" => "As práticas lúdicas educativas têm um papel muito importante no processo de ensino- aprendizagem de alunos de todas as séries, pois fazem da aprendizagem um momento agradável e prazeroso para os estudantes, para que haja a interação e motivação destes discentes a cada conteúdo abordado e que estes comecem a construir um pensamento cientifico a partir do senso comum. E necessário que o professor busque inovar utilizando de metodologias alternativas e interativas como jogos, desenhos esquemáticos, vídeos, músicas, dinâmicas, introduzindo problemáticas e abordando contextos próximos da realidade dos discentes, tendo em vista que as pesquisas direcionadas para a didática apontem resultados diferenciados na aprendizagem. Este trabalho teve como objetivo, despertar a curiosidade nos alunos da Escola Estadual José Fernandes Machado, Natal/RN, sobre a temática do sistema respiratório, bem como informá-los acerca da morfologia e funcionamento do mesmo, através de processos interativos que venham a facilitar o raciocínio crítico e auto avaliativo a partir do seu cotidiano. As atividades foram desenvolvidas através do PIBID/BIOLOGIA/UNIFACEX durante o período de julho a setembro de 2014 com os discentes do 8º ano do ensino fundamental II, onde foi iniciado com um diagnóstico para avaliar o conhecimento prévio dos alunos em relação ao sistema respiratório e doenças relacionadas, especialmente causadas pelo tabagismo. Posteriormente, a partir do diagnóstico foi realizado uma atividade de identificação e localização dos órgãos do sistema respiratório, considerando o senso comum como base do planejamento. Diante dos resultados obtidos, com a atividade de identificação, realizamos uma exposição dialogada sobre a morfologia e fisiologia do supracitado sistema, mencionado a sua localização correta, bem como as suas respectivas funções e doenças relacionadas, a partir da problematização sobre o fumo. Para facilitar ainda mais a compreensão dos alunos realizamos um exercício com um voluntario, onde este encheu um balão (representando o pulmão) com apenas um fôlego, após isso, verificamos sua frequência cardíaca durante um minuto e em seguida o convidamos para correr no pátio, na volta demos outro balão para ele encher semelhante ao primeiro e então constatamos novamente a frequência cardíaca. De acordo com os resultados obtidos podemos verificar que, com a utilização das metodologias alternativas de ensino houve um maior interesse dos discentes em participação das atividades propostas, tendo em vista mais interação com a problemática apresentada, assim facilitando a aprendizagem e a tornando mais significativa. Podemos considerar que o ensino de ciências quando utilizado com métodos inovadores tem como objetivo formar alunos críticos, conscientes e embasados para melhor compreender o comportamento da sociedade atual." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "SISTEMA RESPIRATÓRIO, METODOLOGIAS ALTERNATIVAS, PROBLEMATIZAÇÃO, LÚDICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA18_ID5407_08092015205448.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROBECIA GRACIANO DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "ROBECIA GRACIANO" "autor_email" => "robeciagraciano@yahoo.com" "autor_ies" => "UNIFACEX" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 15468 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2208 "inscrito_id" => 5407 "titulo" => "APRENDENDO SOBRE O SISTEMA RESPIRATÓRIO DE FORMA DINÂMICA E INTERATIVA." "resumo" => "As práticas lúdicas educativas têm um papel muito importante no processo de ensino- aprendizagem de alunos de todas as séries, pois fazem da aprendizagem um momento agradável e prazeroso para os estudantes, para que haja a interação e motivação destes discentes a cada conteúdo abordado e que estes comecem a construir um pensamento cientifico a partir do senso comum. E necessário que o professor busque inovar utilizando de metodologias alternativas e interativas como jogos, desenhos esquemáticos, vídeos, músicas, dinâmicas, introduzindo problemáticas e abordando contextos próximos da realidade dos discentes, tendo em vista que as pesquisas direcionadas para a didática apontem resultados diferenciados na aprendizagem. Este trabalho teve como objetivo, despertar a curiosidade nos alunos da Escola Estadual José Fernandes Machado, Natal/RN, sobre a temática do sistema respiratório, bem como informá-los acerca da morfologia e funcionamento do mesmo, através de processos interativos que venham a facilitar o raciocínio crítico e auto avaliativo a partir do seu cotidiano. As atividades foram desenvolvidas através do PIBID/BIOLOGIA/UNIFACEX durante o período de julho a setembro de 2014 com os discentes do 8º ano do ensino fundamental II, onde foi iniciado com um diagnóstico para avaliar o conhecimento prévio dos alunos em relação ao sistema respiratório e doenças relacionadas, especialmente causadas pelo tabagismo. Posteriormente, a partir do diagnóstico foi realizado uma atividade de identificação e localização dos órgãos do sistema respiratório, considerando o senso comum como base do planejamento. Diante dos resultados obtidos, com a atividade de identificação, realizamos uma exposição dialogada sobre a morfologia e fisiologia do supracitado sistema, mencionado a sua localização correta, bem como as suas respectivas funções e doenças relacionadas, a partir da problematização sobre o fumo. Para facilitar ainda mais a compreensão dos alunos realizamos um exercício com um voluntario, onde este encheu um balão (representando o pulmão) com apenas um fôlego, após isso, verificamos sua frequência cardíaca durante um minuto e em seguida o convidamos para correr no pátio, na volta demos outro balão para ele encher semelhante ao primeiro e então constatamos novamente a frequência cardíaca. De acordo com os resultados obtidos podemos verificar que, com a utilização das metodologias alternativas de ensino houve um maior interesse dos discentes em participação das atividades propostas, tendo em vista mais interação com a problemática apresentada, assim facilitando a aprendizagem e a tornando mais significativa. Podemos considerar que o ensino de ciências quando utilizado com métodos inovadores tem como objetivo formar alunos críticos, conscientes e embasados para melhor compreender o comportamento da sociedade atual." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "SISTEMA RESPIRATÓRIO, METODOLOGIAS ALTERNATIVAS, PROBLEMATIZAÇÃO, LÚDICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA18_ID5407_08092015205448.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROBECIA GRACIANO DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "ROBECIA GRACIANO" "autor_email" => "robeciagraciano@yahoo.com" "autor_ies" => "UNIFACEX" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }