A pesquisa analisou o desenvolvimento do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade EJA (PROEJA) em desenvolvimento no Instituto Federal da Paraíba (IFPB) no Campus Sousa. O estudo foi direcionado para a recuperação dos contextos da constituição do PROEJA no Campus Sousa a partir dos seus princípios, estratégias, obstáculos e desafios. Como método de pesquisa foi realizado um grupo focal com cinco docentes do curso e um pedagogo, sendo o material gravado e transcrito de acordo com a interpretação proporcionada pela hermenêutica crítica que subsidiou a discussão dos resultados. A primeira turma do curso de Agroindústria na modalidade PROEJA iniciou-se em 2007, quando não havia diretrizes institucionais que garantissem uma formação docente ou indicadores de avaliação institucional. Os obstáculos encontrados nessa modalidade foram a falta de formação dos docentes; a ausência de discussões mais qualificadas acerca da concepção da Educação de Jovens e Adultos; a forma impositiva como esse Programa entrou em vigor na instituição e a ausência de planejamento e de indicadores de avaliação. Esperamos que esta investigação fomente o debate sobre a qualidade da educação oferecida pelo IFPB quando assume em seu Plano de Desenvolvimento Institucional o ideário da educação como direito e da afirmação de um projeto societário que corrobore uma inclusão social emancipatória.