De modo geral, há no cotidiano das aulas de Ciências e Biologia o uso do método tradicional de ensino, falta de aulas práticas e, portanto, falta de metodologias inovadoras que motivem os alunos para um processo cognitivo mais eficaz e para que seja dada maior importância aos conteúdos ministrados. Para isso, foram idealizadas duas práticas como suporte para as aulas de Ciências, confeccionadas com materiais que são facilmente descartados tornando-se lixo, sendo que a primeira consistiu em ser realizada uma oficina em sala de aula e a segunda foi pré-confeccionada pelas graduandas do curso de Ciências Biológicas da UNEAL. Deste modo, a confecção e utilização de materiais reutilizáveis pelo docente propicia e influencia a formação e mudança de pensamento do discente, referente ao que antes era considerado “dispensável”, e, como alunos de ensino fundamental ainda estão em processo de formação de opinião, torna-se algo de grande valia para ser abordado e trabalhado em sala. Portanto, através das práticas foi possível notar e confirmar que a utilização da ludicidade em sala de aula, pode promover aos discentes motivação e atenção aos conteúdos que antes eram vistos por “difíceis/complexos”, tornando as aulas atraentes e interessantes aos alunos, consequentemente, trazendo um rendimento muito maior aos mesmos e um retorno gratificante ao docente.